03 maio 2013

WRC - DIA 1 RALLY ARGENTINA 2013

fonte: Carlos Silva - ralis.online.pt

Vencedor de quatro das cinco especiais já disputadas, o líder do mundial de rallies tem sido o grande dominador da 5.ª prova pontuável para o WRC, o Rally Argentina.


Queixando-se de um furo lento na ultima especial - provavelmente ocorrido numa das passagens por um riacho, e de ter "apanhado" Daniel Sordo na 3.ª PEC (após um capotanço deste), Ogier detém 16,3 seg. de vantagem sobre Sébastien Loeb.

De regresso ao WRC, o grande dominador das ultimas edições da prova argentina, queixou-se sobretudo da má escolha de pneus escolhida para as especiais da tarde, que o impediu de manter ou recuperar uma pequena desvantagem de seis segundos, que tinha para o seu ex-colega de equipa a meio da etapa.

Positiva, tem sido a prestação de Mikko Hirvonen. Além de ter vencido o 3.º troço, foi por 3 vezes mais rápido dos Citroën oficiais numa toada que para já lhe vale um excelente 3.º posto e uma desvantagem de apenas 1,8 seg. sobre Loeb!

Queixando-se do nevoeiro encontrado na 3.ª especial e de ter efectuado a ultima especial do dia sem o travão de mão no VW Polo R WRC, Jari-Matti Latvala já se encontra a 40,7 seg. do seu colega de equipa, adivinhando-se uma árdua tarefa em ir alcançar um dos Citroën no dia de amanhã...

Na quinta posição encontra-se o melhor representante da M-Sport, o russo Evgeny Novikov. Sem problemas de maior o jovem piloto suplantou da geral o terceiro VW de Andreas Mikkelsen no ultimo troço, com o norueguês a ter uma má escolha de pneus e perdido tal como Latvala, muito tempo no nevoeiro.

"Sedento" de terminar uma prova e a estrear um novo diferencial no seu Ford Fiesta RS WRC, Thierry Neuville (7.º) está a mais de 2 minutos da liderança, mas longe de Martin Prokop (Ford) que lhe precede na geral.

O piloto da República Checa capotou na ultima especial e o motor do Ford revelou alguns problemas de "saúde". A "jogar" em casa, o veterano Gabriel Pozzo (9.º) tem feito uma prova particularmente difícil, onde na segunda metade do dia guiou um Fiesta RS WRC alugado a Qatar WRT sem direcção assistida.

A festejar o seu 30.º aniversário, Dani Sordo capotou na ultima especial da manhã, devido a um erro de notas de Carlos Del Barrio. Perdeu cerca de 7 minutos e meio para os homens da frente e um penalização que lhe foi averbada de 50 seg. (por atraso), ficando apenas a fechar o Top 10...

Devido a um braço de direcção partido na PEC 4, Mads Ostberg desceu para a 11.ª posição, regressando amanhã ao abrigo das regras do Rally 2. Daniel Oliveira acompanhado pelo português Carlos Magalhães (Ford) e Michał Kościuszko (MINI) já desistiram devido a toques, mas tal como Ostberg, regressam amanhã ao rally.

Abdulaziz Al-Kuwari (Ford Fiesta RRC) lidera tranquilamente no WRC 2 com mais de 4 minutos de vantagem sobre Yuri Protasov (Subaru Impreza R4)

LÍDERES DO RALLY:
Sebastien Ogier (SS 1 a 5)
VENCEDORES DE TROÇOS:
Sebastien Ogier (4); Mikko Hirvonen (1)












Sem comentários:

Enviar um comentário