06 novembro 2012

PROTON NÃO CONTINUA EM 2013

O construtor malaio Proton, vai cessar a sua atividade desportiva nos rallies, no final da presente temporada, após o Rally da Catalunha.


A equipa britânica MEM, de Chris Mellors, deu inicio ao projeto em 2007, sendo dado a conhecer à imprensa, em fevereiro do ano seguinte. A estreia do Satria Neo S2000 aconteceu uns meses mais tarde mas, com muitos problemas técnicos, dando grandes dores de cabeça em relação à fiabilidade.

Bryan Bouffier foi o piloto escolhido para efetuar a estreia em competição do Satria, no Rallye Antibes no final da temporada 2008, desistindo com o motor partido.
No ano seguinte, a Proton apostou no IRC com Guy Wilks e ao mesmo tempo no APRC com Alister McRae mas, foi uma temporada muito difícil para a equipa, com muitos problemas de fiabilidade, tendo no entanto dado nas vistas durante o Rally da Irlanda através de Nial McShea e contou de novo com Bryan Bouffier para disputar o Barum Rally.

Em 2010  voltaram a repetir as apostas no APRC e no IRC, ficando o australiano Chris Atkinson no lugar deixado por Guy Wilks mas, mantendo Alister McRae e lançou o jovem Tom Cave com apenas 18 anos de idade nos rallies, em alguns eventos do IRC e em pequenos rallies britânicos.
A chegada de Per-Gunnar Andersson e de Giandomenico Basso à Proton em 2011, veio dar esperanças à equipa que disputava o IRC e manteve Atkinson e McRae no APRC, com o Satria mais evoluído e mais fiável, obtendo o título no APRC.
Este ano, o sueco PG Andersson fez alguma pressão para disputar o SWRC, conseguindo que o construtor abandonasse o IRC onde a concorrência era muito forte. O campeonato ainda não acabou mas, PG Andersson é dos candidatos a ficar com o título mundial mas, no APRC, a Proton perdeu para a equipa indiana MRF.

O projeto esteve para ser encerrado em 2011, devido aos resultados pouco satisfatórios mas, o departamento de marketing convenceu os seus superiores que a paragem do programa seria uma publicidade negativa.
Apesar de estar a lutar pelo título, a passagem para o SWRC foi muito negativo para os patrões da Proton pois, a sub-categoria do campeonato mundial, não tem o impacto mediático que tinha o IRC.
Para piorar a situação e o desinteresse, McRae e Salo foram derrotados por Chris Atkinson no APRC. No próximo fim-de-semana será a última participação do Proton Satria Neo S2000 a nível oficial que irá lutar pelo título do SWRC.


1º rally do Proton com Bryan Bouffier em França

Nial McShea (2 eventos - 2009 e 2010)

Guy Wilks (IRC e BRC em 2009)

Alister McRae (IRC e APRC entre 2009 e 2012)

Keith Cronin (2 eventos IRC em 2010)

Chris Atkinson (IRC + APRC em 2010 e 2011)

Tom Cave (IRC e BRC em 2010 + 1 evento SWRC em 2012)

Giandomenico Basso (IRC em 2011)

Per-Gunnar Andersson (IRC em 2011 e SWRC em 2012)

Juha Salo (SWRC + APRC em 2012)


Sem comentários:

Enviar um comentário