01 maio 2011

PORTUGAL - RALI SERRAS DE FAFE 2011

Com muita chuva no norte do país, o Rali Serras de Fafe foi a terceira ronda do Campeonato de Portugal de Ralis que contou com um novo piloto a estrear-se em vitórias.
DIA 1

As primeiras especiais do Rali Serras de Fafe trouxeram a surpresa de um grande domínio de Vitor Lopes, que ao volante do Subaru Impreza venceu as quatro primeiras especiais deixando a concorrência a mais de meio minuto. Curioso é que o piloto afirma nem ter andado com um ritmo muito elevado para obter este resultado.
Vitor Pascoal e Pedro Peres perderam muito tempo, mas qualquer deles afirmou estar a dar tudo, só que os tempos não saiam, restando aos dois discutirem o segundo lugar.
Pedro Meireles evidenciou um ritmo mais cauteloso e teve um furo, que o levou a perder muito tempo para os primeiros, terminando o primeiro dia isolado no 4º lugar e com poucas hipóteses de subir na classificação.
João Silva liderava de forma categórica os CPR2, com um andamento muito interessante para quem está pela primeira fez em Fafe.
Paulo Antunes terminou o dia em 8º e segundo do CPR2, mas teve muitos problemas de motor e partiu o cabo do acelerador.
Luís Mota em Lancer Evo V foi o melhor na Taça de Portugal, durante a primeira etapa, depois de Teodósio ter desistido quando viu uma roda saltar do seu Evo, enquanto Daniel Nunes era segundo classificado, no seu Saxo, a apenas 12 segundos.
Júlio Bastos não só, era o terceiro da Taça de Portugal como conseguiu ser o primeiro vencedor do fim-de-semana, ao ganhar o Regional Nordeste.
DIA 2
Foi surpreendente mas inteiramente merecida e esclarecedora a vitória de Vitor Lopes / Hugo Magalhães no Rali Serras de Fafe. Depois do domínio total no primeiro dia, o segundo dia, mesmo sendo de alguma contenção (e com muita chuva), revelou um Vitor Lopes rápido, consistente e, a continuar assim, candidato ao título de 2011.
Foi a primeira vitória à geral de Vitor Lopes e do seu navegador, começando a ARC a habituar-se a este lugar, tendo agora dois pilotos, Moura e Lopes, dentro da mesma equipa a lutarem pelo título, com ambos na liderança do CPR com 35 pontos cada.
Se ainda houve uma tentativa de Pedro Peres de lutar pelo segundo lugar com Vitor Pascoal, rapidamente tudo regressou à normalidade, com ambos os pilotos a decidirem recolher pontos muito preciosos no CPR, ficando o piloto de Amarante num sólido segundo lugar (ainda não é desta a vitória no CPR) na frente de Pedro Peres.
Numa prova solitária e mais calma no segundo dia, João Silva provou que também já é competitivo no terra. O piloto, e o seu experiente navegador José Janela, geriram a corrida e obtiveram uma vitória sem contestação no CPR2 nesta prova. O quarto lugar foi ainda um prémio para Silva, depois de Pedro Meireles ter desistido com problemas num braço de suspensão do Lancer, depois de um toque numa pedra logo no início do segundo dia.
Na luta pelo quinto lugar, Carlos Oliveira acabou por levar a melhor. Sem cometer erros e sempre com um ritmo calmo, o piloto da Subaru acabou por beneficiar do enorme atraso de Eduardo Veiga (teve uma saída de estrada) e assim viu esforçar-me um lugar no Top5, que durante grande parte do rali parecia que já tinha conquistado.
Numa prova em que lutou com muitos problema de tracção no Citroen DS3, Ivo Nogueira salvou mesmo assim o resultado, tendo ganho entre os concorrentes do Citroen Racing Trophy.
Paulo Antunes teve um rali para esquecer, em que a única boa recordação foi ter terminado. O seu Citroen C2 R2 Max nunca esteve em condições (motor, cabo de acelerador, etc), não conseguindo evitar perder alguns lugares. Mesmo assim o 7º lugar é um mal menor.
Frederico Gomes ainda espreitou no segundo dia um melhor resultado. Contudo o piloto de Cascais teve também uma prova quase para esquecer, falhando totalmente nas afinações do C2 no primeiro dia e tendo algumas dificuldades na derradeira fase da prova. O 8ª lugar da geral é um prémio de consolação depois de um rali em que pouca coisa funcionou a 100%.
Entre os concorrentes da Taça de Portugal, o vencedor foi encontrado por eliminação... ou melhor, por resistência. Um rali é também uma prova de resistência e ao longo da prova todos os principais candidatos aos primeiros lugares foram desistindo ou atrasando-se. Ricardo Teodósio, Luís Mota, Daniel Nunes, Pedro Leone, Daniel Ribeiro, entre outros, foram alguns dos pilotos que andaram pelos primeiros lugares, mas foi Júlio Bastos (o tal que anunciou que não iria estar presente na prova) a vencer, subindo ao primeiro lugar precisamente no derradeiro troço, juntando esta vitória á obtida no Regional Nordeste.
LÍDERES DO RALLY:
Vitor Lopes (Pec 1 a 9)
VENCEDORES DE TROÇOS:
Vitor Lopes (7); Pedro Peres (1); Vitor Pascoal (1)
CLASSIFICAÇÃO FINAL 
1º Vitor Lopes / Hugo Magalhães Subaru Impreza WRX 1h25m51,9s
2º Vitor Pascoal / Luís Ramalho – Mitsubishi Lancer Evo X a 54,5s
3º Pedro Peres / Tiago Ferreira – Mitsubishi Lancer Evo IX a 1m29,4s
4º João Silva / José Janela – Renault Clio R3 Maxi a 7m04,7s
5º Carlos Oliveira / Jorge Carvalho – Subaru Impreza WRX STi a 8m42,4s
6º Ivo Nogueira / Vitor Hugo - Citroen DS3 R3T a 9m36,0s
7º Paulo Antunes / Alberto Oliveira – Citroen C2 R2 MAX a 12m11,8s
8º Frederico Gomes / Luís Cavaleiro - Citroen C2 R2 Max a 12m41,7s
fonte: ralis.online.pt

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