09 maio 2010

WRC - RALLY NEW ZEALAND 2010 - DIA 3

A edição 2010 do Rally da Nova Zelândia, foi dos mais interessantes e espectaculares dos últimos anos, com muitas trocas de líder e na última etapa, choveu um pouco e trouxe ainda mais surpresas.

Sébastien Loeb passou para a frente do rally na primeira especial do dia mas, na seguinte, o francês bateu numa barreira mesmo no final da especial e perdeu 48s para o mais rápido, descendo para quarto.
A participar pela primeira vez na Nova Zelândia, Sébastien Ogier voltou para o comando do rally, após a saída de estrada de Loeb mas, na última especial do rally, o francês da Citröen Junior efectuou um pião e deixou escapar a primeira vitória à geral.
Quem beneficiou com os erros dos pilotos da Citröen, acabou por ser o finlandês Jari-Matti Latvala, que aproveitou da melhor maneira para obter uma brilhante vitória inesperada mas, que esteve ao seu alcance pois, o piloto da Ford soube manter a pressão aos dois franceses. Mais interessante ainda, foi o facto de Latvala ter ganho o rally sem ser vencer qualquer troço.
Petter Solberg esteve muito rápido no último dia e chegou a ser um dos candidatos à vitória mas, durante a última especial, o norueguês bateu num poste e ficou fora de prova, permitindo que Loeb terminasse em terceiro.
Mikko Hirvonen esteve muitos pontos abaixo do que era esperado. O piloto da BP Ford andou melhor no último dia, passou à frente de Sordo e terminou na quarta posição, ao beneficiar da desistência de Petter Solberg.
Daniel Sordo venceu o último troço da última etapa mas, foi ultrapassado por Hirvonen na classificação, terminando em quinto da geral a 25,8s do vencedor.
Mathew Wilson (6º) e Henning Solberg (7º), apenas precisaram de levar os Ford até ao final pois, nada mais poderiam fazer, com as grandes diferenças que tinham dos pilotos que terminaram à sua frente.
Frederico Villagra teve muitos problemas de travões no último troço e terminou em nono da geral, num rally em que esteve muito apagado.
Jari Ketomaa perdeu uma posição para Villagra mas, no entanto, com os problemas de travões no Ford do Argentino, Ketomaa conseguiu terminar em oitavo e melhor entre os concorrentes do SWRC.
Xavier Pons voltou a terminar nos dez primeiros e obteve mais um ponto nas contas do campeonato principal. Com o segundo lugar obtido no SWRC, Pons lidera o campeonato com uma larga vantagem.
Martin Prokop efectuou tempos muito bons na última etapa e terminou em terceiro do SWRC, a 19,9s de Pons.
O jovem Heydon Paddon, obteve uma excelente vitória no PWRC e deixou a piloto Emma Gilmour na segunda posição a mais de 3 minutos.
LÍDERES RALLY:
Petter Solberg (SS1 e 2); Daniel Sordo (SS3 e 4); Sébastien Ogier (SS5 e 6); Jari-Matti Latvala (SS7); Petter Solberg (SS8 e 9); Sébastien Ogier (SS10 a 17); Sébastien Loeb (SS18); Sébastien Ogier (SS19 e 20); Jari Matti Latvala (SS21) 
VENCEDORES DE TROÇOS:
Petter Solberg (3); Sébastien Ogier (7); Daniel Sordo (3);  Sébastien Loeb (9)
 

CLASSIFICAÇÃO FINAL

PONTUAÇÃO PILOTOS

PONTUAÇÃO EQUIPAS

PONTUAÇÃO SWRC

PONTUAÇÃO PWRC

Sem comentários:

Enviar um comentário