16 novembro 2014

PORTUGAL - Rallye Casinos do Algarve 2014

Paulo Homem (ralisonline.net)

DIA 1
Apenas 28 quilómetros foram realizados no primeiro dia do Rali Casinos do Algarve, João Barros fez valer a maior valia e conhecimento do Fiesta R5 para comandar a prova, mesmo se na segunda passagem pela super-especial a chuva que caiu imediatamente antes de arrancar o levou a levantar muito o pé (tinha pneus duros), perdendo 10 segundos para o vencedor do troço.


Também com alguma naturalidade, Ricardo Teodósio estava no segundo lugar a 7,7s da liderança, num dia em que foi o único a acompanhar o ritmo de Barros nestas quatro especiais.

O piloto do dia foi Carlos Fernandes, que com o seu Lancer Evo 6.5 com pneus Kumho, andou sempre no terceiro lugar, vencendo mesmo o derradeiro troço, numa prova do imenso valor que o piloto tem.

O local João Correia também estava a fazer uma excelente prova neste seu regresso à competição, estando na luta pelo pódio nesta fase do rali.

André Cabeças lamentou-se dos pneus usados (muito duros) e de uma saída de estrada na primeira super-especial que o fez perder muito tempo. Mesmo assim, o quinto lugar era para já um grande resultado do piloto do Evo IV.

Na luta pelas duas rodas motrizes, Marco Cid no Clio S1600 começou por liderar, mas foi Paulo neto que passou para a liderança depois de uma excelente prestação no segundo troço. Porém, um pião na especial seguinte, permitiu a Cid recuperar essa posição, com Paulo Santos a fazer também uma grande prova no Citroen Saxo, estando na segunda posição, seguido Paulo neto e Daniel Nunes, com os quatro pilotos separados por apenas 15 segundos.

DIA 2
Não existem palavras para descrever a vitória de Carlos Fernandes no Rali Casinos do Algarve. Aliás, nem o próprio piloto acreditava no final da prova o tremendo feito que tinha acabado de realizar.

O piloto de Sintra esteve em grande nível, aproveitando o facto de os troços estarem húmidos para compensar em condução o facto de conduzir um "velhinho" Mitsubishi Lancer Evo VI equipado com borrachas da Kumho.

Logicamente que a sorte protege os vencedores, já que João Barros ficou na ligação para o primeiro troço do segundo dia com problemas na bomba de água do Fieste R5 e Ricardo Teodósio que a meio do quinto troço teve que parar com a problemas na direção do Lancer Evo IX.

Com todas estas incidências, Carlos Fernandes saltou para o comando e não mais o largou cimentando ainda a sua vantagem para os seus adversários.

João Correia tentou atacar a posição de Fernandes, mas um toque com uma roda, fez o pneu sair da jante (sem esvaziar) pensando o piloto que tinha um furo lento. Com um desequilíbrio na direção do Lancer, João Correia conseguiu apesar de tudo manter o segundo lugar.

Márcio Marreiros fez um rali para o espetáculo, andando sempre num ritmo elevado. O terceiro da geral e segundo do regional, deu-lhe de novo o título de Campeão de Ralis Sul.

No quarto lugar terminou Gil Freitas no Porsche, depois de um prova em que foi ganhando confiança e melhorando os seus tempos, tendo vencido a derradeira especial do rali.

Excelente foi a luta nas duas rodas motrizes (provando-se que devia haver um campeonato para esta classe), com o vencedor a ser conhecido sómesmo no derradeiro troço. Paulo Neto desistiu cedo (por despiste), Paulo Santos manteve-se na frente, mas perdeu essa posição a dois troços do fim para Wilson Aguiar, enquanto Daniel Nunes se mantinha por perto.

No derradeiro troço, Daniel Nunes apertou muito o andamento e conseguiu superar a concorrência, beneficiando do azar de Paulo Santos que viu uma transmissão partir, descendo ao 3º lugar nas 2RM. Wilson Aguiar, na estreia com este carro e nesta prova, acabou por ficar em segundo lugar, fazendo também uma grande prova.

VENCEDORES DOS TROÇOS:
João Barros (3); Carlos Fernandes (4); Gil Freitas (1)
LÍDERES DO RALLY:
João Barros (SS1 a 4); Carlos Fernandes (SS5 a 8)

RALLYE CASINOS DO ALGARVE
1. Carlos Fernandes / Valter Cardoso (PRT) Mitsubishi Lancer EVO VI 46:07,3
2. João Correia / Ricardo Barreto (PRT) Mitsubishi Lancer EVO IX +50,3
3. Márcio Marreiros / Rui Serra (PRT) Mitsubishi Lancer EVO VI +01:00,6
4. Gil Freitas / Duarte Miranda (PRT) Porsche 997 GT3 Cup +01:00,9
5. Luis Mota / Alexandre Ramos (PRT) Mitsubishi Lancer EVO IV +01:22,1
6. Eduardo Antunes / Hugo Bentes (PRT) Mitsubishi Lancer EVO VI +01:54,9
7. Ruben Tabaio / Rui Ventura (PRT) Ford Escort RS Cosworth +02:00,5
8. Daniel Nunes / Rui Raimundo (PRT) Peugeot 208 R2 +02:04,3
9. Wilson Aguiar / José Camacho (PRT) Peugeot 208 R2 +02:09,8
10. João Monteiro / Leonel Fernandes (PRT) Mitsubishi Lancer EVO III +02:21,6

Sem comentários:

Enviar um comentário