14 junho 2014

AÇORES - Rali Ilha Azul 2014

A comemorar as Bodas de Prata, a 25ª edição do Rali Ilha Azul ficou marcada pelo nevoeiro, tendo mesmo de ter sido cancelada a segunda passagem por Jaime Melo/ Ribeira do Cabo.


Quanto ao lado desportivo, Ricardo Moura ganhou vantagem nos dois primeiros troços do dia, onde deixou a concorrência a cerca de 1 minuto. A partir daí, o campeão açoriano limitou-se a controlar o andamento para assegurar mais uma vitória, a segunda da temporada.

Luis Miguel Rego teve alguns problemas mecânicos esta manhã mas, venceu um troço esta tarde e conseguiu garantir a segunda posição, bem como, a liderança no campeonato por 4 pontos.

Mais habituado ao Subaru, Pedro Vale fez bons tempos na secção matinal e aproximou-se muito de Luis Rego mas, à tarde preferiu abrandar um pouco, para não colocar em risco a terceira posição, ficando a mais de 40s de Rego e quase 2 minutos de Moura.

Henrique Moniz não teve adversários na luta pelas duas rodas motrizes. No entanto, manteve ao longo de todo o rally, uma interessante luta com Marco Silva num Lancer Evo VII (o melhor entre os VSH e vencedor da Taça de Ralis do Canal), acabando o piloto do DS3 a superiorizar-se no penúltimo troço do evento, para assegurar a quarta posição final e passar a ser o novo líder das duas rodas motrizes no campeonato.

Rui Torres esteve numa boa disputa com José Paula mas, o piloto de São Miguel acabaria por perder muito tempo nos dois últimos troços, com o pára-brisas embaciado que provocou duas ligeiras saídas de estrada e um apoio do veio de transmissão partido, resultando na troca de posição com o piloto do Pico.

Impossibilitado de poder competir com o Lancer Evo IX, devido aos estragos na caixa de velocidades do último SATA Rallye, Rúben Rodrigues deslocou-se ao Faial com o Citroën Saxo CUP. Obteve o melhor tempo entre as duas rodas motrizes na especial de ontem mas, viria a ficar parado com problemas mecânicos a meio da manhã, baixando de terceiro para quinto no campeonato.

O local José Silva foi segundo entre os VSH, na frente de Pedro Rodrigues e de Rafael Botelho que terminou em segundo das duas rodas motrizes.

VENCEDORES DE TROÇOS:
Ricardo Moura (7); Luis Miguel Rego (1)
LÍDERES DO RALLY:
Ricardo Moura (SS1 a 9)

25º RALI ILHA AZUL
1. Ricardo Moura / Sancho Eiró (PRT) Mitsubishi Lancer Evo IX 48:00,6
2. Luis Miguel Rego / José Pedro Silva (PRT) Mitsubishi Lancer Evo IX +01:12,5
3. Pedro Vale / Rui Medeiros (PRT) Subaru Impreza STI N12 +01:55,8
4. Henrique Moniz / Jorge Diniz (PRT) Citroën DS3 R3T +03:13,2 (1. 2RM)
5. Marco Silva / Tânia Silva (PRT) Mitsubishi Lancer Evo VII +03:21,2 (1. VSH)
6. José Paula / Miguel Ribeiro (PRT) Mitsubishi Lancer Evo IX +04:58,0
7. Rui Torres / Marco Martins (PRT) Mitsubishi Lancer Evo IX +05:51,4
8. José Silva / Carlos Miguel (PRT)  Mitsubishi Lancer Evo V (VSH) +05:56,8
9. Pedro Rodrigues / João Viveiros (PRT) Mitsubishi Lancer Evo IX +06:42,5
10. Rafael Botelho / João Cabral (PRT) Citroën Saxo CUP +09:17,2

PRINCIPAIS ABANDONOS:
Rúben Rodrigues / Estevão Rodrigues (PRT) Citroën Saxo CUP (avaria CH4)
Marco Sousa / Rita Silva (PRT) Citroën Saxo VTS (acidente na SS6)
Filipe Costa / Hélio Goulart (PRT) Mitsubishi Lancer Evo VIII (acidente na SS9)

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO:
1. Luis Rego 63,5; 2. Ricardo Moura 59,5; 3. Pedro Vale 30; 4. Henrique Moniz 24; 5. Rúben Rodrigues 19; 6. Cládio Bettencourt 15; 7. Rafael otelho 14; 8. Artur Silva 12

Sem comentários:

Enviar um comentário