14 dezembro 2013

AÇORES - PROPOSTAS DA APRSM

No dia 25 de Novembro de 2013 a Associação de Pilotos de Ralis de São Miguel esteve reunida para debater os regulamentos do Campeonato de Ralis dos Açores de 2014 e do Troféu de Ralis de São Miguel 2014.

Nesta reunião discutiram-se vários temas, com o objetivo de aumentar a competividade e ajustar os ralis à realidade económica da Região Autónoma dos Açores.

Pontuação do Campeonato de Ralis dos Açores
1. A pontuação do CRA deverá ser da seguinte forma:
1º Lugar - 20 Pontos
2º Lugar - 17 Pontos
3º Lugar - 15 Pontos
4º Lugar - 13 Pontos 
5º Lugar - 11 Pontos
6º Lugar - 09 Pontos
7º Lugar - 08 Pontos
8º Lugar - 07 Pontos
9º Lugar - 06 Pontos
10º Lugar - 5 Pontos
11º Lugar - 4 Pontos
12º Lugar - 3 Pontos
13º Lugar - 2 Pontos
14º Lugar - 1 Ponto
Restantes Classificados: 1 Ponto

2. O SATA Rallye Açores deveria contar como 2 provas, onde a quinta e a sexta-feira seriam uma prova e no Sábado seria outra prova.

A pontuação seria atribuída da seguinte forma:
• Caso um piloto termine os 2 ralis que compõem o SATA Rallye Açores levará da sua melhor prova 100% dos pontos e 50% dos pontos da pior prova.
• Caso um piloto termine apenas 1 rali levará 100% dos pontos da prova realizada.
• Deste modo as provas a pontuar para o CRA passam a ser 8, onde apenas as 6 melhores deveriam contar para efeitos de pontuação do CRA.
• Para premiar a rapidez de um piloto, que ganhe 4 ou mais PEC's de um rali deverá ser-lhe atribuída uma pontuação a adicional máxima de 2 pontos.

2 - Combustível para o CRA e TRSM
Deverá ser mantido o mesmo sistema que vigorou nos Açores em 2013 por várias razões:
• Pela redução de custos, clara, para os pilotos
• Pela infração legal aquando do transporte e armazenamento da combustível
• Facilidade que apresenta às organizações no controlo do combustível utilizado
• Fazendo o SATA Rallye Açores parte do campeonato FIA ERC, onde será utilizado um combustível comercial, não faz sentido ir contra as medidas deste campeonato por representar um custo acrescido para os pilotos.

- Calendário para o CRA
07/08 de Mar. - XXV Rali Ilha Azul Além Mar (CAF)
15/17 de Mai. - SATA/Rallye Açores (GDC)
13/14 de Jun. - XXXIII Rali Sical (TAC)
12/13 de Jul. - Rali de Verão (GDC)
08/09 de Ago. - XXXIII Rallye Além Mar Santa Maria (CAA)
19/20 de Set. - 14º Rali Além Mar/XXXVI Ilha Lilás (TAC)
17/18 de Out. - III Rali Ilha do Pico Além Mar (PAC)

Achamos que esta deveria ser a ordem pela qual o CRA se deve realizar dado que:
• No calendário proposto pela ACAA, o espaço temporal entre o Rali Sical e o SATA Rallye Açores é muito curto para os pilotos que queiram participar nas duas provas e poderem preparar ambas as provas condignamente. Isto acontece por os ralis disputarem-se em ilhas diferentes o que nos deixa uma margem muito curta (cerca de uma semana e meia), caso no primeiro rali aconteça um percalço.

• Como para grande parte dos pilotos o SATA Rallye Açores é o expoente máximo do ralis açorianos e pelo facto de todos quererem fazer boa figura “em casa”, achamos que é uma prova que tem de ser preparada antes. Daí a sugestão de o rali de abertura do CRA ser o Rali Ilha Azul.

• Pensamos que este formato de Março a Outubro é o mais indicado para a nossa realidade, dado que permite aos pilotos terem tempo suficiente entre ralis para prepararem condignamente as suas viaturas e as provas.

- Licenças Desportivas para 2014
• O preço das licenças por piloto deve baixar
• Eliminar a licença de concorrente para pilotos individuais
• Duração efetiva das licenças ter o período de um ano, ou seja, caso um piloto tire a Licença Desportiva em Maio de 2014, esta deverá ser válida até Maio de 2015.

- Pontuação do Troféu de Ralis de São Miguel
1. Deverá ser a mesma que o CRA e sem os coeficientes por prova, ou seja:
1º Lugar - 20 Pontos
2º Lugar - 17 Pontos
3º Lugar - 15 Pontos
4º Lugar - 13 Pontos 
5º Lugar - 11 Pontos
6º Lugar - 09 Pontos
7º Lugar - 08 Pontos
8º Lugar - 07 Pontos
9º Lugar - 06 Pontos
10º Lugar - 5 Pontos
11º Lugar - 4 Pontos
12º Lugar - 3 Pontos
13º Lugar - 2 Pontos
14º Lugar - 1 Ponto
Restantes Classificados: 1 Ponto

2. Manter a pré-inscrição no Troféu de Ralis de São Miguel e definir uma data limite para a inscrição no TRSM.

3. Num rali onde participem pilotos que não estão inscritos no TRSM, deverá ser criado um rali que decorra em paralelo com o do TRSM e onde as suas classificações sejam distintas de modo a não retirar o protagonismo aos pilotos do Troféu.

4. Aquando de um rali conjunto (CRA\TRSM) e havendo pilotos inscritos em ambos os campeonatos, o piloto deverá, no ato de inscrição, escolher em qual das duas provas quererá marcar pontos. Deste modo um piloto inscrito em ambos os campeonatos, só irá marcar pontos num dos campeonatos.
Estes foram os assuntos debatidos pela APRSM e gostaríamos que fossem tidos em conta, aquando da elaboração final dos Regulamentos Específicos para o Campeonato de Ralis dos Açores e Troféu de Ralis de São Miguel.


Calendário para 2014 dos vários ralis a organizar pelos cinco clubes açorianos:
28/29 Março – IX Rali da Primavera Além Mar (PAC)
12 Abril – V Rali Além Mar Atlântico (CAA)
25/26 Abril – XXXIII Rali Sical (TAC – Campeonato dos Açores de Ralis)
15/17 Maio – SATA/Rallye Açores (GDC – Campeonato Europeu, Nacional e dos Açores de Ralis)
13/14 Junho – XXV Rali Ilha Azul Além Mar (CAF – Campeonato dos Açores de Ralis)
21 Junho – Rali Sprint Sanjoaninas 2014 (TAC)
03/05 Julho – I Rali Pico/Faial Além Mar (PAC/CAF)
12/13 Julho – Rali de Verão (GDC – Campeonato dos Açores de Ralis)
18/19 Julho – 6º Rali Ilha Graciosa/Além Mar (TAC)
08/09 Agosto – XXXIII Rallye Além Mar Santa Maria (CAA – Campeonato dos Açores de Ralis)
05/06 Setembro – 14º Rali Além Mar/XXXVI Ilha Lilás (TAC – Campeonato dos Açores de Ralis)
20/21 Setembro – Rali Sprint Povoação (GDC)
10/11 Outubro – III Rali Ilha do Pico Além Mar (PAC – Campeonato dos Açores de Ralis)
18 Outubro – Rali Além Mar CAA (CAA)
9 Novembro – Rali Sprint Faial da Terra (GDC)
14/15 Novembro – V Rali do Canal Além Mar (CAF)

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