15 setembro 2013

ERC - DIA 2 RALLY POLAND 2013

Terminou esta tarde, mais uma edição do Rally da Polónia do novo formato do ERC, tendo hoje os pisos mais secos, depois de um primeiro dia muito lamacento.


Kajetan Kajetanowicz venceu os dois primeiros troços do dia e passou para a liderança no segundo. Mais habituado ao novo carro, o polaco imprimiu sempre um ritmo muito forte, sendo o piloto mais rápido do dia, o que resultou numa excelente vitória para Kajetanowiczl que também obteve o título polaco pela quarta vez.

Bryan Bouffier teve problemas num amortecedor esta manhã que o fez perder alguns segundos. À tarde, o francês tudo tentou para chegar à vitória mas, Kajetanowicz acabou por ser muito forte com o novo Fiesta R5.

Apesar de ter partido o cardan do Skoda e deste fazer muito barulho dentro do carro que lhe dificultava ouvir as notas, Jan Kopecký ascendeu à terceira posição e até venceu um troço no final da manhã. O checo ainda não garantiu o título europeu mas, no entanto, falta muito pouco.

Michal Solowow perdeu a terceira posição para Kopecký, mas quando tudo indicava que o polaco iria terminar na quarta posição, furou o pneu posterior esquerdo no derradeiro troço, baixando para a sexta posição a poucos quilómetros do fim, entregando de bandeja a quarta posição a Michal Kosciuszko.

Krzystof Holowczic rodou hoje na sexta e na sétima posição, mas para além do azar de Solowow, o polaco também beneficiou do segundo furo do dia no Peugeot de Craig Breen, numa altura em que o irlandês já tinha ultrapassado Holowczic no penúltimo troço.

Zbignew Staniszewski baixou para a oitava posição, terminando a 14,7s de Breen e com uma vantagem de 19,8s para Vasily Gryasin que foi o quinto piloto mais rápido do dia.

Maciej Oleksowicz terminou na décima posição, na frente do trio mais rápido da Production Cup que foi ganha por Dominykas Butvilas, seguido do local Wojciech Chuchała e por Toshi Arai.

Martin Kangur voltou a vencer um troço e já tinha recuperado até à oitava posição, tendo em vista o sétimo lugar mas, no derradeiro troço, o jovem estónio de apenas 20 anos, ficou sem direção assistida e ainda parou para trocar um pneu furado, não indo além da 14ª posição final.


Stéphane Lefebvre passou para a liderança nas duas rodas motrizes mas, viria a desistir no penúltimo troço com problemas no Peugeot 208 R2, entregando a vitória ao local Radosław Raczkowski, num Citroën DS3 R3T.


LÍDERES DO RALLY:
Bryan Bouffier (SS1 a 8); Kajetan Kajetanowicz (SS9 a 13)
VENCEDORES DE TROÇOS:
Bryan Bouffier (4); Robert Kubica (2); Martin Kangur (2); Kajetan Kajetanowicz (4); Jan Kopecký (1)
PRINCIPAIS ABANDONOS:
Robert Kubica; Yagiz Avci; Maciek Rzéznik; Tomasz Kuchar; Grzegorz Grzyb


PONTUAÇÃO ERC:
1. Jan Kopecký 248; 2. Bryan Bouffier 129; 3. Craig Breen 121; 4. François Delecour 75; 5. Kajetan Kajetanowicz 50; 6. Vaclav Pech 49; 7. Jari Ketomaa 39; 8. Freddy Loix 37; 9. Andreas Aigner 28; 10. Jaromir Tarabus e Michal Solowow 25; 12. Luis Monzon e Ricardo Moura 24

Sem comentários:

Enviar um comentário