22 setembro 2012

PORTUGAL - RALLYE CENTRO DE PORTUGAL 2012


foto: ralis.online.pt
Num rali incaracterístico e pouco disputado do ponto de vista desportivo, Ricardo Moura acabou por carimbar a renovação do título nacional. António Costa, seu navegador, terá que esperar ainda mais uma prova.


Não se pode contar uma grande história do Rallye Centro de Portugal, simplesmente porque não houve. Ricardo Moura está um passo acima de toda a concorrência quer desportiva quer tecnicamente, pois o seu Lancer Evo IX continua a funcionar como um relógio suíço, permitindo ao piloto açoriano, sem ser precisa aplicar-se a fundo, vencer esta prova com algo facilidade e com isso arrecadar o segundo título nacional.

Pedro Meireles nem sequer chegou a fazer sombra para Moura, mesmo tendo feito uma prova interessante terminando com uma maré de azares. Com Pedro Peres de fora, pois no arranque para o primeiro troço partiu transmissão traseira do Lancer, Meireles também não teve oposição de Miguel Barbosa, tendo o pódio deste rali cedo ficado definido.

Miguel Barbosa está cada vez mais competitivo e a crescer de prova para prova, não dando sequer qualquer hipótese aos duas rodas motrizes de lutarem com ele pelo pódio.

O quarto lugar foi também a luta pelo primeiro lugar no CPR2. Se Pedro Leal a estrear-se com um Saxo S1600 ainda deu uma ar da sua graça, Ivo Nogueira depressa colou-se na liderança do CPR2 para depois aumentar a sua vantagem até vencer com alguma naturalidade, assumindo claramente a sua candidatura ao título neste competição.

Com o mundialista João Silva de fora por despiste logo no primeiro troço, e com Paulo Neto a ter um problema na bomba de combustível do DS3 também nesse primeiro troço, Ricardo Marques nem teve que lutar muito pelo 3º lugar no CPR2, até porque Renato Pita optou sempre por um ritmo que lhe permitisse acima de tudo somar quilómetros e experiência ao volante do Renault Clio R3.

Na Taça de Portugal Vitor Pascoal soma e segue. Terceira prova e terceira vitória, novamente sem grande oposição, caminhando a passos largos para suceder a Júlio Bastos.

Daniel Nunes venceu no Regional, e foi ainda o segundo classificado da Taça de Portugal a 27 segundos de Pascoal. No terceiro lugar desta competição andou Luís Mota, que teve problemas de motor e atrasou-se bastante na fase final do rali, pelo que Armindo Neves, a jogar pelo seguro e com as contas da Taça, ficou no terceiro lugar, voltando aos pódios depois do azar no Serras de Fafe.

O local Carlos Cruz ficou no 4º lugar sendo o melhor nas duas rodas motrizes da Taça de Portugal, ficando na frente de Daniel Ribeiro que fez uma boa operação nas contas desta competição numa prova em que houve muitas desistências. Pedro Leone (alternador no Ford Escort), Carlos Fernandes (despiste) André Cabeças (caixa de velocidade no Golf), Miguel Barroso (motor no Seat Leon) foram alguns dos pilotos que não fizeram mais de um ou dois troços.

fonte: ralis.online.pt

LÍDERES DO RALLY:
Ricardo Moura (SS1 a 6)
VENCEDORES DE TROÇOS:
Ricardo Moura (5); Pedro Meireles (1)

RALLYE CENTRO DE PORTUGAL
1. Ricardo Moura / António Costa (P) Mitsubishi Lancer Evo IX 1h02m03,6s
2. Pedro Meireles / Mário Castro (P) Mitsubishi Lancer Evo X +57,5s
3. Miguel Barbosa / Justino Reis (P) Mitsubishi Lancer Evo IX +01m36,5s
4. Ivo Nogueira / Nuno R. Silva (P) Citroën DS3 R3T +02m11,4s
5. Pedro Leal / Redwan Cassamo (P) Citroën Saxo S1600 +03m04,6s
6. Ricardo Marques / Paulo Marques (P) Citroën C2 R2 +06m16,0s
7. Renato Pita / Alberto Silva (P) Renault Clio R3 +06m41,7s

1 comentário:

  1. Boa noite, como espectador de rally este foi sem dúvida o menos interessante, tanto em espetaculo como comptetivo...

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