02 junho 2012

AÇORES - RALI ILHA AZUL 2012

A terceira ronda do Campeonato Açores de Ralis, disputou-se no Faial este fim de semana, com a disputa da 23ª edição do Rali Ilha Azul.

Ricardo Moura deu prioridade ao espetáculo (andou sempre de lado) na super especial disputada ontem, permitindo que Rúben Rodrigues fosse o mais rápido e ser o primeiro líder do rally.
Nos troços a sério, Ricardo Moura e Sancho Eiró, passaram para a frente do evento e distanciaram-se rapidamente da concorrência, vencendo todos os troços no dia de hoje e arrecadaram a terceira vitória consecutiva.

Luis Rego Jr. teve um fim de semana para esquecer. Durante os testes, partiu um diferencial do Mitsubishi e na super especial, voltou a acontecer o mesmo, perdendo alguns segundos para a concorrência logo no inicio. Esta manhã, Rego efetuou um bom tempo no primeiro troço mas, no seguinte, um sobreaquecimento nos travões do Lancer Evo IX, fez com que o piloto não evitasse uma saída de estrada. Segundo o piloto, a situação estava quase controlada mas, ao bater numa pedra de grandes dimensões, o carro acabou por capotar devagar e começou a perder lubrificantes, sendo o fim do rally.

A luta pela segunda posição, foi o grande foco de interesse do rally. Na secção matinal, estiveram vários pilotos a lutar pelo lugar intermédio do pódio. Os irmãos Rodrigues tiveram um problema elétrico no segundo troço de hoje e perderam mais de 1 minuto para Moura mas, com o acidente de Rego, todos os outros pilotos ficaram com o tempo de Rúben Rodrigues, depois do troço ter sido neutralizado.
No fim da primeira ronda pelos troços, Ricardo Carmo ocupava o segundo lugar mas, a diferença para José Paula (sexto classificado na altura) era de apenas 17,1s. Na parte da tarde, Rúben Rodrigues recuperou a segunda posição e manteve esse lugar até ao final, num carro que competiu apenas pela terceira vez.

Ricardo Carmo não fez a vida fácil aos irmãos Rodrigues mas, no nevoeiro da sétima especial, o piloto da ilha terceira perdeu 13 segundos para Rúben Rodrigues e depois foi difícil recuperar o tempo perdido nos rápidos troços no Faial.

Sérgio Silva ocupava a quarta posição muito perto de Rodrigues e de Carmo mas, acabou por ter uma ligeira saída de estrada no nevoeiro da sétima especial e não só se atrasou, como acabou por perder uma posição para o local João Borges.

Por pouco, José Paula não subiu para quinto com o erro de Sérgio Silva, terminando em sexto com 10,4s para o Subaru da dupla micaelense mas, no entanto, também nunca teve pressão por parte de ninguém pois, o regressado Rui Torres já estava algo longe antes de abandonar na sétima especial.

Henrique Moniz e Pedro Machado, estavam a liderar confortavelmente, nas duas rodas motrizes e segundo o piloto, a diversão e a despreocupação dentro do C2 R2 Max, era grande. No entanto, a dupla de São Miguel, viria a ser traída por uma transmissão do carro francês, desistindo a três troços do fim e entregaram a vitória da classe, ao casal Marco e Tânia Silva, com um Citroën Saxo.

No Campeonato Open, Paulo Nobrega não deu hipóteses à concorrência pois, deixou Paulo Costa a mais de 2 minutos de distancia e Tiago Valadão, ficou na terceira posição e foi o melhor nas duas rodas motrizes. 

LÍDERES DO RALLY:
Rúben Rodrigues (SS1); Ricardo Moura (SS2 a 9)
VENCEDORES DE TROÇOS:
Rúben Rodrigues (1); Ricardo Moura (8)

RALI ILHA AZUL
1. Ricardo Moura / Sancho Eiró (P) Mitsubishi Lancer Evo IX  58m19,0s
2. Rúben Rodrigues / Estevão Rodrigues (P) Mitsubishi Lancer Evo IX +02m59,1s
3. Ricardo Carmo / Jorge Diniz (P) Mitsubishi Lancer Evo IX +03m06,9s
4. João Borges / Sandro Laranjo (P) Subaru Impreza STI N12 +03m40,5s
5. Sérgio Silva / Fernando Nunes (P) Subaru Impreza STI N11 +04m14,8s
6. José Paula / Miguel Ribeiro (P) Mitsubishi Lancer Evo IX +04m25,2s
7. Marco Silva / Tânia Silva (P) Citroën Saxo Cup +09m09,2s
8. Carlos Andrade / Rui Silva (P) Renault Clio 2.0 Sport +11m54,6s
9. Marco Soares / Adalberto Correia (P) Citroën Saxo Cup +13m12,0s
10. Armando Castro / Marco Azevedo (P) Toyota Yaris 1.3 +17m23,0s


Sem comentários:

Enviar um comentário