25 fevereiro 2012

IRC - SATA RALLYE AÇORES 2012 DIA 3

Depois de um dia bastante chuvoso, o sol voltou a brilhar na ilha de São Miguel, permitindo levar muito público às estradas açorianas para fechar da melhor maneira mais uma edição do Sata Rallye Açores.
Com dois eventos efetuados no campeonato norueguês e a presença no Rally Sweden, Andreas Mikkelsen veio aos Açores com muito ritmo competitivo, demonstrando um domínio total em relação à concorrência. O norueguês voltou a vencer a maioria dos troços disputados no último dia e arrecadou uma brilhante vitória no arranque do IRC 2012.
Juho Hänninen voltou a andar muito rápido e até venceu a derradeira classificativa mas, o tempo perdido ontem, poderá ter tido alguma influência na segunda posição obtida, a 25,1s de Mikkelsen.

Bryan Bouffier limitou-se a levar o Peugeot ao final no mesmo ritmo pois, a distância para os pilotos da Skoda UK e Skoda Motorport era demasiado, sendo o terceiro lugar obtido um bom resultado, caso continue a participar no campeonato.
A luta entre Sepp Wiegand e Hermann Gassner Jr. terminou no penúltimo troço pois, Gassner acabou por furar um pneu na segunda passagem por Graminhais e teve de conformar-se com a quinta posição final, a 1m03,6s de Wiegand.

Ricardo Moura apanhou um grande susto nos derradeiros troços ao ouvir um barulho pouco saudável na caixa de velocidades do seu Mitsubishi. No entanto, o piloto açoriano optou por uma toada calma para poupar a mecânica e obteve mais um excelente resultado em todas as frentes: 6º no IRC; 1º no IRC Production; 1º no C.P.R.; 1º no C.A.R.

Oleksandr Saliuk terminou na sétima posição sem possibilidade de incomodar Moura e arrecadou apenas 6 pontos para o campeonato. No entanto, o piloto ucraniano ainda tem mais 9 eventos pela frente em que um deles, será em casa.

Sérgio Silva (8º) e Rúben Rodrigues (9º) estão de parabéns por ambos terem obtido um excelente resultado, em especial aos irmãos Rodrigues que se adaptaram muito bem na estreia de um carro com quatro rodas motrizes. Para além disso, Silva e Rodrigues terminaram no pódio do IRC Production, atrás de Moura.

Rui Lousado ficou parado no penúltimo troço com uma avaria no Subaru, permitindo que Miguel Barbosa subisse uma posição (10º), vindo a terminar em segundo nas contas do CPR, o que é excelente para o inicio do campeonato em ano de estreia.
Embora seja um piloto local, Luís Rego Jr. disputou pela primeira vez o Sata Rallye Açores e esteve envolvido numa boa luta com Miguel Barbosa, não entrando no Top 10 por 26,2s.

Dominador nas duas rodas motrizes, Paulo Maciel voltou a brilhar e a demonstrar mais uma vez que necessita de outra viatura e de outros apoios pois, o seu lugar deveria ser a disputar lugares cimeiros e não ter de competir numa classe que não tem adversários. O 12º lugar final e os quase 5 minutos de vantagem para o seu mais direto adversário, espelham bem o andamento desta dupla açoriana: Paulo Maciel e Filipe Gouveia.

Ivo Nogueira ficou parado na primeira passagem por Tronqueira e Robert Consani capotou no mesmo troço, o que permitiu a todos os pilotos subirem pelo menos, mais duas posições.
Sem problemas mecânicos no derradeiro dia, Ricardo Carmo foi o nono piloto mais rápido do dia, subindo claramente na classificação, ao terminar na 13ª posição e sexto entre os pilotos que disputam o C.A.R.

Énio Medeiros fez um excelente rally, superando as expectativas de muitos, com um carro desatualizado e sem disputar muitas provas. Medeiros também inscreve o seu nome na tabela de pontuação do IRC 2WD Cup, secundando Paulo Maciel mas, não pontua no campeonato Açores.

Henrique Moniz teve um rally complicado com as afinações do seu Citröen e ainda perdeu tempo no dia de ontem com uma saída de estrada nas Sete Cidades. De qualquer forma, a dupla açoriana conseguiu terminar o rally na 15ª posição e no pódio das duas rodas motrizes.

Neste regresso esporádico, Carlos Costa até estava a fazer uma boa prova mas, com o tempo perdido ontem em São Brás depois de ter ficado com problemas na direcção do Citröen, teve de contentar-se com a 16ª posição final e quarta nas duas rodas motrizes.
Luís Pimentel voltou a atrasar-se esta manhã com problemas no turbo do Mitsubishi alugado a Ricardo Moura, não indo além de um inglório 17º lugar final.

LÍDERES DO RALLY:
Andreas Mikkelsen (SS1 a 14)
VENCEDORES DE TROÇOS:
Andreas Mikkelsen (10); Juho Hänninen (3)



PONTUAÇÃO IRC: 1º Andreas Mikkelsen (25); 2º Juho Hänninen (18); 3º Bryan Bouffier (15); 4º Sepp Wiegand (12); 5º Hermann Gassner Jr. (10); 6º Ricardo Moura (8); 7º Oleksandr Saliuk (6); 8º Sérgio Silva (4); Rúben Rodrigues (2); Miguel Barbosa (1)

PONTUAÇÃO IRC PRODUCTION: 1º Ricardo Moura (25); 2º Sérgio Silva (18); 3º Rúben Rodrigues (15): 4º Miguel Barbosa (12); 5º Luís Rego Jr. (10); 6º Ricardo Carmo (8); 7º Luís Pimentel (6)

PONTUAÇÃO IRC 2WD CUP: 1º Paulo Maciel (25); 2º Énio Medeiros (18); 3º Henrique Moniz (15); 4º Carlos Costa (12); 5º Davide Catania (10)

PONTUAÇÃO CPR: 1º Ricardo Moura (25); 2º Miguel Barbosa (18); 3º Luís Pimentel (15)

PONTUAÇÃO CAR: 1º Ricardo Moura (25); 2º Sérgio Silva (18); 3º Rúben Rodrigues (15); 4º Luis Rego Jr. (12); 5º Paulo Maciel (10); 6º Ricardo Carmo (8); 7º Henrique Moniz (6); 8º Luís Pimentel (4)




Sem comentários:

Enviar um comentário