Num primeiro dia cheio de incidências, a Citroen dominou totalmente o Rali da Alemanha, mesmo se Latvala tenha sido o primeiro líder da prova.
Sebastien Loeb e Sebastien Ogier estiveram em luta aberta pelo primeiro lugar, com ambos os pilotos a quererem ser os primeiros na estrada no 2º dia, encontrando dessa forma a estrada limpa.
Como é normal, Loeb conseguiu impor-se, mesmo se Ogier tenha passado pelo comando no segundo troço e a diferença máxima entre ambos registou-se apenas no final do dia com 7,4s.
Ogier teve ainda uma ligeira saída de estrada no primeiro troço (levou uma cerca de arame à frente) e ainda falhou um cruzamento o que pode justificar o tempo perdido.
Mikko Hirvonen é o terceiro classificado mas perdeu não só demasiado tempo na segunda especial, devido à chuva, mas também devido ao facto de ter tido problemas com a suspensão (barra estabilizadora) devido a um toque.
De algum modo surpreendente é a prestação de Dani Sordo, malgrado a sua enorme experiência no WRC. O Mini parece mais competitivo no asfalto do que na terra, fazendo tempos muito regulares entre o 4º e 6º lugar, estando num excelente 4º lugar.
A boa prestação dos Mini é confirmado pelo 5º lugar de Kris Meeke, que nem sequer é um grande especialista de asfalto. Um pião fez o piloto britânico perder algum tempo, embora esteja a apenas a 17s de Sordo.
Petter Solberg é o melhor privado, mas nunca arriscou demasiado, mesmo tendo feito dois piões e se ter queixado do comportamento do carro no asfalto molhado.
Destaque, pela negativa, para Latvala que foi o primeiro líder mas depois um furo e problemas de motor (a trabalhar em 3 cilindros) ditaram um enorme atraso e a queda para p 13º lugar.
Os portugueses tiveram até ao momento sortes diferentes. Bernardo Sousa entrou muito rápido mas teve uma saída de estrada no 3º troço quando era segundo no SWRC (regressa amanhã), e Armindo Araújo rubricou tempos razoáveis (um 7º tempo à geral) sendo 10º da classificação, mas cometeu alguns erros, tendo uma saída de estrada no primeiro troço, fez um pião no segundo e na derradeira especial tocou num muro e partiu um braço de suspensão.
Juho Hanninen foi o líder do SWRC até à 6ª especial, mas ao bater num muro perdeu uma roda sendo Ott Tanak quem passou para a liderança.
LÍDERES DO RALLY:
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