16 março 2011

AÇORES - RALI DO CANAL 2011

foto: Márcio Gomes
Texto: Francisco Veloso (formula rali)

João Borges mostrou ter um andamento à parte dos restantes e não teve dificuldades em conseguir o primeiro troféu da recém criada Taça de Ralis do Canal / Além Mar.

No papel, depois de conhecida a ausência de Sérgio Silva, cujo carro não chegou à Horta em tempo útil devido à greve do sector da estiva, a batalha pela vitória só poderia ser travada entre o piloto da 18” Competições e Paulo Nóbrega que voltou a dispor do EVO IX do Mundo.PT. As classificativas não desmentiram as previsões mas também não deixaram grandes dúvidas quanto aos nomes dos vencedores. A superioridade de João Borges e Sandro Sousa foi vincada ao longo de toda a prova fruto dos dotes de condução e da experiência do piloto e do elevado grau de preparação do Impreza N12.
Mediante a superioridade dos seus adversários, a Paulo Nóbrega e Miguel Ângelo mais não restava que trazerem o EVO IX até à cidade da Horta para reclamar um bom 2º lugar que permite que a equipa continue com os olhos postos no campeonato uma vez que, nestas competições e face ao esquema pontual, é importante sobretudo não desistir.
Em plano de grande evidência estiveram Marco e Tânia Silva que não só venceram entre os 4X2 mas ainda colocaram o Citroen Saxo Cup no pódio da geral. Marco Silva e Nuno Oliveira foram os protagonistas de uma das maiores “guerras” do Rali do Canal mas a animação era mais ditada pelo cronómetro do que pelas intenções de Nuno Oliveira e Élio Medeiros de assaltar o terceiro lugar. A verdade é que Nuno Oliveira estava a fazer a sua primeira prova ao volante de um carro de tracção integral e passou por uma fase de aprendizagem do carro em ritmo de competição, melhorando os seus tempos a cada passagem. Verdade seja dita que Marco Silva conseguiu sempre acompanhar as melhorias de performance do piloto do EVO V e foi um justo terceiro classificado.
Hirondino Rosa e Carla Silva levaram o bonito Lancia Delta à quinta posição mostrando que a máquina italiana, quando não é afectada por problemas graves, tem potencial para ocupar lugares de destaque.
As duplas Paulo Costa / Pedro Capela e Tomás Duarte / Paulo Ramos ocuparam respectivamente as 6ª e 7ª posições, fazendo com que os quatro carros da 18” Competições terminassem a prova nos lugares de destaque. Nota especial para Tomás Duarte a fazer a sua prova de estreia nos ralis na sequência da iniciativa Piloto 18. O piloto mostrou dotes inegáveis na condução do Toyota Yaris e provou que tem lugar entre os pilotos que disputam a Taça de Ralis do Canal.
Do Pico apenas vieram Félio Leal e Hélio Goulart  no habitual Renault 19 16V para conquistar o 8º lugar da geral à frente de Emanuel e Luís Silva em AX GTI. Vanderley Ferraz e Carlos Oliveira fecharam o top 10. Orlando Furtado, também em prova de estreia, levou o Impreza até final, tarefa em que foi auxiliado pelo navegador Emanuel Costa. Nas posições seguintes classificaram-se as duplas José Oliveira / Carlos Rodrigues, Nuno Souto / Pedro Garcia, Délcio Correia / Marlene Pereira e Marco Goulart / Hugo Goulart.

1 comentário:

  1. Nunca há dinheiro para o rally do faial mas para estas provas já há.

    ResponderEliminar