11 janeiro 2011

FIA REAGRUPOU OS CARROS DE RALLY EM NOVAS CLASSES

Pelo menos nos eventos FIA, os agrupamentos dos carros que conhecíamos até hoje, foram alterados. Estas medidas já foram aplicadas no Jänner Rally que se disputou na Áustria durante o último fim-de-semana e também já constam tanto na lista de inscritos provisória do próximo Rally da Suécia, bem como, na lista definitiva do Rallye Monte Carlo.
Os novos WRC estão numa classe à parte pois, apenas podem participar nos eventos do campeonato mundial. As classes seguintes estão numeradas entre 1 e 10, onde incluem os futuros S2000 com motor 1600 turbo (Super Production), S2000, Grupo R, Grupo A, Grupo N e GT.
Pela primeira vez e muito bem, os actuais S2000 (Classe 2) de motor aspirado, estão separados dos ex-N4 (Classe 3) mas, acabaram por ficar reagrupados com os novos R4.
Nas duas rodas motrizes, os S1600 passam a fazer parte da mesma classe dos R3C e R3T (A7) e na classe 6, mantém-se os carros R2 e GR.A com cilindradas compreendidas entre os 1400cc e os 1600cc.


EXEMPLOS:
CLASSE WRC - CITROËN DS3 WRC;
CLASSE 01 - MINI COUNTRYMAN S2000 1.6T (Super Production);
CLASSE 02 - PEUGEOT 207 S2000/ MITSUBISHI LANCER R4;
CLASSE 03 - SUBARU IMPREZA STI N15;
CLASSE 04 - PORSCHE 911 GT3;
CLASSE 05 - PEUGEOT 206 RC (GR.A)/ SUZUKI SWIFT S1600/ RENAULT CLIO R3/ CITROËN DS3 R3T/ FIAT PUNTO R3D;
CLASSE 06 - CITROËN SAXO CUP (GR.A)/ FORD FIESTA R2;
CLASSE 07 - TOYOTA YARIS 1.3 (GR.A)
CLASSE 08 - RENAULT CLIO RS Ragnotti (GR.N)
CLASSE 09 - SUZUKI SWIFT SPORT (GR.N)/ RENAULT TWINGO R1;
CLASSE 10 - SKOFA FABIA 1.4 (GR.N)

1 comentário:

  1. Pessoalmente complicaram... fica mais confuso. Finalmente percebi o que é o mini super produção - thanks

    ResponderEliminar