O World Motor Sport Council, reuniu-se esta manhã em Paris e tomaram novas medidas para o WRC, sendo que algumas das novas regras, poderão não ser bem aceites por todos.
A partir de 2011, cada evento do WRC deverá introduzir uma super especial no último dia de prova, para haver cobertura televisiva em directo. Os três pilotos mais rápidos, serão premiados com pontos extra (3-2-1), para o 1º, 2º e 3º classificado respectivamente.
Vai ser introduzida no PWRC, uma nova classe denominada PCC (Production Car Cup) com viaturas de duas rodas motrizes, para encorajar competidores com carros Grupo R. Em cada ronda do PWRC, haverá uma classificação à parte para os pilotos do PCC, com o mesmo sistema de pontos actual do WRC. Os mesmos pilotos poderão marcar pontos tanto no PCC, como no PWRC.
Nada foi dito pelo tão esperado Grupo R4 mas, a Renault Sport já anunciou que vai preparar um novo Renault Megane Sport N4 que facilmente, poderá ser alterado para R4.
No próximo ano, a classe SWRC será permitida somente com os actuais carros S2000, com motor aspirado inferior a 2000c.c. e a FIA WRC Cup, será extinta.
Após o quarto evento do campeonato 2011, para os construtores e equipas WRC, apenas será permitido usarem dois motores no máximo por carro, nas nove provas restantes do calendário.
A medida mais estranha por parte da FIA, foi a decisão de intercalar as partidas para os troços, com apenas 1 minuto de diferença, apresentando como justificação que será mais interessante para os espectadores. - Como será nas provas em piso de gravilha? Quando não há vento, por vezes 3 minutos não são suficientes para assentar o pó!
Os pilotos prioritários 2 que participarem em mais de duas provas consecutivas no WRC, serão automaticamente, promovidos para piloto prioritário 1 no resto da temporada 2011. A partir desse momento, estes pilotos terão de respeitar o regulamento pertencente às WRC Teams.
Ainda vai ser decidido posteriormente, a possibilidade de introduzir viaturas da classe GT nas provas do WRC.
Em associação com o promotor WRC, a FIA vai estabelecer uma academia para jovens pilotos.
Sem comentários:
Enviar um comentário