Decorreu hoje, a primeira etapa do Geko Ypres Rally, a sexta ronda do IRC e que por sua vez, também conta para o ERC e campeonato belga.
Freddy Loix, vencedor por cinco vezes do evento, iniciou a etapa em segundo mas, no decorrer da terceira especial, o belga passou para a liderança do rally, ao volante do novo Skoda Fabia, vindo a terminar o primeiro dia na frente.
Kris Meeke liderou nas duas primeiras especiais mas, não conseguiu aguentar o forte ataque por parte do belga e terminou o dia a 5,8s de Loix. A segunda etapa promete muita luta entre Loix e Meeke.
Jan Kopecký foi sempre terceiro classificado ao longo do dia mas, já disse que vai tentar atacar amanhã pois, está a 16,3s de Meeke e a 22,1s de Freddy Loix. O checo e muitos outros pilotos, comentaram que os troços belgas, encontram-se num estado muito escorregadio e traiçoeiro.
Quando ocupava a quarta posição, Juho Hänninen desistiu devido a uma saída de estrada e permitiu que o jovem Thierry Neuville, ocupasse a posição deixada pelo finlandês da Skoda. Apesar de rápido, Neuville disse que não estava a arriscar muito, porque não está interessado em cometer erros.
Habituado ao Focus WRC e profundo conhecedor das especiais, Pieter Tsjoen terminou o primeiro dia na quinta posição mas, já se encontra a mais de 1 minuto do seu compatriota, Freddy Loix.
Bernd Casier, ao volante de um Skoda da René Georges, iniciou o dia muito nervoso mas, o sexto lugar após os primeiros 6 troços, deixou o belga satisfeito e confiante para disputar o segundo dia.
Estando mais à vontade nos pisos de gravilha, Andreas Mikkelsen iniciou a etapa com algumas cautelas, para não repetir o erro cometido na Sardenha. O jovem norueguês terminou o dia em sétimo mas, no entanto, tem pilotos muito próximos atrás de si.
Esperava-se mais de Patrick Snijers pois, a oitava posição no fim da etapa, não corresponde à experiência e conhecimento do rally por parte do belga, num Peugeot que foi construído em 2010. De qualquer forma, Snijers está a 9 segundos de Mikkelsen, com quem travou grande luta neste primeiro dia.
A nona posição ocupada por Bruno Magalhães, não deixa de ser um resultado positivo, devido à dificuldade da prova em si, para quem lá está pela primeira vez. O piloto português perdeu muito tempo para os mais rápidos mas, tendo em conta os pilotos que seguem à sua frente e o atraso de 7,6s para Snijers, Magalhães ainda tem hipóteses de subir na classificação.
Jasper van der Heuvel, fechou o "top 10" do primeiro dia, ao volante do pesado Mitsubishi Lancer EVO 10, deixando muitas viaturas S2000 atrás do holandês.
Kevin Abring terminou o dia em 16º, ao volante do Renault Clio R3, estando a liderar o Clio Trophy e as duas rodas motrizes.
Stephane Sarrazin abandonou por despiste, logo na primeira especial e os Proton já estão todos fora de prova.
LÍDERES DO RALLY:
Kris Meeke (SS1 e 2); Freddy Loix (SS3 a 6)
VENCEDORES DE TROÇOS:
Kris Meeke (2); Freddy Loix (4)
Sem comentários:
Enviar um comentário