13 junho 2010

IRC/ AÇORES - QUEM VEM OU PODERÁ VIR AO SATA RALLYE AÇORES 2010


Sébastien Ogier (FIA A) poderá ser uma hipótese no Sata Rallye pois, já foi adiantado por alguns orgãos de comunicação e segundo outras fontes, o próprio comentou na Sardenha que poderia vir aos Açores.

Nasser Al-Attyiah (FIA B) participa no SWRC e está também a efectuar algumas provas do IRC. No seu programa inicial, Al-Attyiah incluía o Sata Rally como uma das provas do IRC, estando neste momento em negociações com o GDC.

Vencedor da edição 2009 e campeão em título do IRC, Kris Meeke (FIA B) já confirmou a sua presença na ilha de São Miguel, estando a ocupar a 5ª posição no campeonato.

Chris Atkinson (FIA B) vai efectuar a sua estreia no IRC com a Proton, já no próximo Rally d'Ypres e confirmou a sua participação no Sata Rallye.

Juho Hänninen (FIA B) está confirmado no rally, é o líder do IRC 2010 e foi o único piloto a vencer por duas vezes este ano, com o Skoda oficial.

A liderar o CPR e 10º classificado no SWRC, Bernardo Sousa vai estar presente na prova açoriana mas, deverá efectuar o rally a pensar nas contas do campeonato nacional.

Bruno Magalhães é o actual 4º classificado no IRC, tendo uma boa oportunidade em São Miguel para efectuar um bom resultado pois, o piloto da Peugeot Portugal, esteve presente no Rally da Ribeira Grande, ao volante do carro "zero".

Vitor Pascoal está na segunda posição do CPR com uma diferença de 10 pontos para Bernardo Sousa.

Vitor Sá foi o 3º classificado entre os pilotos do CPR, no último Rally de Portugal e subiu à quinta posição do campeonato.

Ricardo Moura está liderar o campeonato regional dos Açores e a produção no campeonato nacional, sendo naturalmente, o maior favorito para obter a vitória no grupo N.

Devido ao seu curto budget, Miguel Campos esteve ausente no Rally de Portugal e as provas nas ilhas também eram uma incógnita para o piloto de Famalicão. Dentro de alguns dias, haverá novidades. 

Sérgio Silva ocupa a segunda posição no campeonato dos Açores, antes da prova na ilha do Faial.

Carlos Costa lidera por pouca margem a formula 3 mas, ainda falta o Rali Ilha Azul que se disputa no próximo fim-de-semana.

Burcu Çetinkaya vai marcar presença no nosso rally, sendo a única equipa feminina, com um Peugeot do importador turco.

Andreas Mikkelsen confirmou a sua presença, com o Ford Fiesta S2000, equipado com pneus Hankook.

Após a curta presença no Rallye de Monte Carlo, Julien Maurin vai participar em Ypres e os Açores poderá ser hipótese para o piloto francês, que participou na edição 2009 com um Volkswagen.

Daniel Oliveira já somou duas desistências durante esta temporada do IRC e ocupa a 16ª posição no campeonato. A equipa brasileira já confirmou a sua presença nos Açores.

Franz Wittmann Jr. ainda está pior pois, nas três participações efectuadas até agora, desistiu por despiste em todas e não vai ao Rally d'Ypres. Wittmann ainda não confirmou a sua presença mas, o Sata estava nos planos do austríaco.

Radik Shaymiev costuma participar no campeonato finlandês sem sucesso e já confirmou a sua participação no Sata Rallye Açores 2010.
Alister McRae efectuou a nossa prova em 1997, 1999 e 2003, estando de regresso à ilha de São Miguel com a equipa Proton, sendo a segunda participação no IRC em 2010.
O jovem Tom Cave, com apenas 18 anos de idade, também estará ao volante de um Proton mas, numa estrutura semi-privada.
Após o Rally da Argentina, Gustavo Trelles, veterano piloto uruguaio e ex-campeão mundial de produção, demonstrou interesse em vir aos Açores.
Jan Kopecký é o actual segundo classificado no IRC e tal como o seu companheiro de equipa, confirmou a sua participação no Sata Rallye, com o novo EVO2 da Skoda.
A presença de Guy Wilks nos Açores, vai depender da sua recuperação em relação às duas vértebras fracturadas na Sardenha. A participação em Ypres foi cancelada mas, espera-se que o britânico marque presença em São Miguel.
Pedro Meireles é o actual 7º classificado no CPR e 4º na produção, com 26 pontos de desvantagem em relação a Ricardo Moura.
Pedro Peres é neste momento, o maior opositor de Ricardo Moura no CPR e ocupa a terceira posição na produção. Com a ausência quase certa de Armindo Neves, Peres tem nos Açores uma boa oportunidade para subir na classificação do campeonato de produção pois, tal como Bruno Magalhães, também ele marcou presença no Rally da Ribeira Grande.
Nuno Barroso Pereira está apenas na 12ª posição do CPR e tem quase 50 pontos de diferença para Moura na produção.
Vitor Lopes deverá participar no Sata pois, apenas o Rally de Portugal, estava fora dos seus planos no inicio do campeonato.
Com apenas uma prova disputada e com um carro inferior à concorrência, Pedro Vale está empatado no 3º lugar do campeonato com Gustavo Louro e Rui Torres.
Ricardo Carmo não está a ter um bom inicio de temporada, sendo apenas 6º classificado no campeonato, empatado com Paulo Rego e Luis Miguel Rego, antes do Rali Ilha Azul.
Ao contrário do seu sobrinho, Paulo Rego deverá estar presente em mais uma edição do Sata Rallye Açores, com Abel Carreiro ao seu lado.
Paulo Maciel é o maior opositor e perseguidor de Carlos Costa, nas contas da formula 3 regional, estando apenas a 2  pontos da liderança, antes do Ilha Azul.
Actual 3º classificado na formula 3, Henrique Moniz poderá marcar presença no Sata Rallye, com o seu Citröen C2 R2.
Fernando Casanova não vai à ilha do Faial mas, deverá efectuar a maior prova do campeonato açoriano.
Bruno Amaral desistiu no Ribeira Grande mas, vai tentar obter os primeiros pontos no Faial, devendo também marcar  presença no Sata.

3 comentários:

  1. O russo Radik está inscrito num rallye estónio no mesmo fim-de-semana do Sata.

    ResponderEliminar
  2. Pois. Também já tinha visto mas, o jornal Açoriano Oriental, mencionou que Radik Shaymiev estava inscrito no Sata Rallye.

    ResponderEliminar
  3. O açoriano desorientado é uma desgraça.

    ResponderEliminar