02 dezembro 2009

NOVO CAMPEONATO SWRC SÓ PARA VIATURAS S2000


Boas notícias para o campeão Armindo Araújo caso confirme a sua participação novamente no PWRC, com o Mitsubishi de grupo N. A Comissão de Ralis da FIA pretende acabar com a desigualdade entre S2000 em grupo N convencionais criando competições separadas, o que fará com que os Mitsubishi Lancer e Subaru Impreza, por exemplo, deixem de lutar com armas desiguais contra os 207 S2000, Skoda Fabia S2000, etc.

Novo Campeonato 'só' para Super 2000
O Conselho Mundial da FIA que irá reunir a 11 de Dezembro, será consultado no sentido de aprovar uma proposta para um novo campeonato para carros S2000 em 2010. O plano passa por acabar com o actual - e pouco justo - desequilíbrio - nas performance e custos dos S2000 e os convencionais Grupo N, criando campeonatos separados.
Actualmente, os mesmos tipos de carros podem participar no PWRC, mas isto não vai suceder em 2010. A crescente disparidade nas prestações, e essencialmente nos custos entre os dois tipos de carros têm suscitado grande preocupação. A proposta que irá ser apresentada no Conselho Mundial é a seguinte:

1) PWRC 9 provas, somente para pilotos com carros de Grupo N 'ortodoxos'
2) JWRC 6 provas, para pilotos com carros de duas rodas motrizes, conforme regulamentação já existente.
3) SWRC 10 provas (O mesmo que o PWRC, mas com a adição do Rali de Portugal), para pilotos só de carros da categoria S2000.
4) WRCC ("World Cup") as mesmas 10 provas do SWRC para equipas com um só carro.

Os calendários definitivos (WRC; PWRC; JWRC e WRC Cup) foram anunciadas pela FIA em Outubro. Decisões específicas sobre que provas vão contar para a nova competição de S2000 e para a WRC Cup serão emanadas do próximo Conselho Mundial. Acredita-se que a nova WRC Cup será disputada só em 2010, até à entrada da nova fórmula em 2011.
As nove provas que contam para o PWRC em 2010, vão contar para quatro competições: WRC, PWRC, SWRC e a WRC Cup. Quatro delas contam também para o Pirelli Star Driver. As provas da açemanha e Alsácia vão fazer parte do JWRC.

fonte: autosport.pt/ Martin Holmes

Sem comentários:

Enviar um comentário