24 junho 2009

RALLY POLAND 2009


Quando o campeonato mundial de rallys foi criado em 1973, a Polónia teve a honra de ser umas das 13 provas disputadas do primeiro calendário wrc.
Na altura, a prova foi ganha por Achim Warmbold, ao volante do bonito Fiat 124 Spider Abarth, que no entanto, o segundo classificado foi um Wartburg 353 e na terceira e última posição da geral ficou um Fiat 126, pois o rally polaco teve uma fraca lista de inscritos, ficando logo de fora do campeonato mundial.
O wrc regressa à Polónia 36 anos depois, que curiosamente, este já não se encontra no calendário 2010, que foi apresentado hoje num comunicado da FIA.
A prova vai para a estrada na quinta-feira, para se disputar uma super especial com dois quilómetros e meio, terminando a primeira etapa na sexta-feira com mais seis especiais com um total de 115,70 quilómetros.
O Sábado será o dia mais extenso com 149,44 quilómetros, disputados em seis especiais, para terminar no Domingo com cinco classificativas, com uns mais curtos 86,86 quilómetros.
Na Grécia, a Citröen teve a pior prova dos últimos tempos, permitindo que Mikko Hirvonen se aproximasse de Sebastien Loeb nas contas do campeonato, pois o finlandês encurtou a desvantagem de 17 para uns mais confortáveis 7 pontos.
As duas equipas oficiais, estiveram a testar nos rápidos, mas estreitos troços polacos, prevendo-se boa luta num rally que é novo para todos.
Petter Solberg poderá fazer a sua última prova ao volante do Citröen Xsara, pois este, irá testar um Peugeot 307 WRC na próxima semana, estando agora na expectativa de como se comportará o Citröen em termos de velocidade.
Andreas Mikkelsen regressa ao mundial, ao volante de um Skoda Fabia WRC, sem os apoios do abastado pai, que sempre o apoiou bastante neste dispendioso desporto.
Já foram anunciadas 7 baixas dos 55 inscritos, pois estarão de fora os dois Focus WRC da família holandesa Kuipers, os polacos Michal Solowow e Tomasz Czopik, bem como, o italiano Ricardo Errani.
O francês Denis Millet que participa no IRC, foi-lhe atribuído o último número da lista de inscritos, sendo talvez, o motivo da sua desistência antecipada.
Outra ausência importante, irá ser a de Alex Bettega que participa no JWRC com um Clio R3, sendo um dos pilotos mais rápidos da pequena caravana júnior.

Sem comentários:

Enviar um comentário