24 novembro 2014

ERC - Novidades para a temporada 2015

FIA EUROPEAN RALLY CHAMPIONSHIP 2015

O European Rally Championship (ERC) vai sofrer algumas alterações para a temporada 2015. A reunião final só acontecerá no próximo dia 3 de dezembro mas, pouco ou nada deverá ser alterado do que vai ser apresentado no World Motor Sport Council que vai decorrer no Qatar.

No próximo ano haverá três categorias distintas: ERC1 (R5 e S2000), ERC2 (R4) e ERC3 (R3,R2 e R1). Em todas estas categorias, haverá campeonato para pilotos, navegadores e equipas. Como o calendário foi reduzido de 12 para 10 eventos, apenas serão contabilizados os sete melhores resultados na categoria ERC1 e ERC2 (Production Cup) e no ERC3 (2WD), serão contabilizados os seis melhores resultados.
O ERCJ vai continuar pelo segundo ano consecutivo mas, a idade máxima passa a ser de 27 anos, em vez dos 25 em 2014, com um calendário de seis rallies para contabilizar apenas os quatro melhores resultados. A Ladys Cup também volta a fazer parte do ERC, tal como a competição Master estreada em 2014 (Ice, Gravel, Tarmac).
Todos os ERC1 poderão marcar pontos em 2015 mas, só os que pagarem a inscrição anual de 3.000€, poderão ser prioritários, entre outras regalias. No ERC2 e ERC3, para poderem pontuar nestas categorias, será necessário efetuar um inscrição no valor de 2.000€ para o ERC2 e 1.000€ para os ERC3.
Os RRC (S2000 1.6T) poderão ficar interditos de pontuar nos eventos ERC. A decisão final só vai ser tomada no próximo dia 3 de dezembro mas, o promotor do campeonato, preferia que este tipo de carros não voltassem a pontuar nos eventos RRC. No entanto e se tal vier a acontecer como se prevê, os RRC só poderão participar a nível nacional mas, nunca poderão aparecer classificados no ERC.


CALENDÁRIO 2015
04 a 06 JAN - Jännerrallye (asfalto/ neve)
06 a 08 FEV - Rally Liepãja (gravilha/ neve) ERCJ
02 a 04 ABR - Circuit of Ireland (asfalto) ERCJ
04 a 06 JUN - SATA Rallye Açores (gravilha) ERCJ
25 a 27 JUN - GEKO Ypres Rally (asfalto) ERCJ
17 a 19 JUL - AUTO 24 Rally Estonia ** (gravilha) ERCJ
28 a 30 AGO - BARUM Czech Rally Zlín (asfalto) ERCJ
25 a 27 SET - Cyprus Rally (gravilha)
09 a 11 OUT - Rally of Greece ** (gravilha)
05 a 07 NOV - Tour de Corse (asfalto)

** Falta assinar acordo com o promotor


ERC1
- Campeonatos de pilotos, navegadores e equipas (sete melhores resultados)
- Classes permitidas: S2000 e R5
- S2000: Skoda Fabia; Ford Fiesta; Peugeot 207; Fiat Punto; Proton Satria; Opel Corsa
- R5: Ford Fiesta; Peugeot 208; Citroën DS3; Skoda Fabia; Mitsubishi Mirage*
- RRC poderão ficar interditos de pontuar no ERC
- Número máximo de pneus por rally + Q.S.: 18

ERC2
- Campeonatos de pilotos, navegadores e equipas Production Cup (sete melhores resultados)
- Classes permitidas: R4 (antigos N4)
- R4: Mitsubishi Lancer Evo; Subaru Impreza STI
- Os atuais R4 serão interditos de pontuar no ERC2
- Número máximo de pneus por rally + QS: 18

ERC3
- Campeonato de pilotos, navegadores e equipas 2WD (seis melhores resultados)
- Classes permitidas: R3; R2; R1
- R3: Citroën DS3 1.6T; Fiat 500 1.4T; Honda Civic 2.0; Renault Clio 2.0; Renault Clio 1.6T; Peugeot 207 1.6T; Toyota GT86 2.0
- R2: Citroën C2; Ford Fiesta; Opel Adam; Peugeot 208; Renault Twingo; Skoda Fabia
- R1: Citroën DS3; Renault Twingo; Ford Fiesta; Toyota Yaris
- Número máximo de pneus por rally + QS: 14

ERCJ
- Campeonato de pilotos júniores
- Classe permitida: R2
- Carros permitidos: Citroën C2; Ford Fiesta; Opel Adam; Peugeot 208; Renault Twingo; Skoda Fabia
- Número máximo de pneus por rally + QS: 12
- Idade máxima de 27 anos (nascido após dia 1 de janeiro de 1988)
- 6 eventos em todas as superfícies (melhores 4 resultados)
- Inscrição por rally não pode exceder os 1000€
- Utilização de gasolina comercial
- O vencedor terá um R5 em 2016 no ERC
- Testes em alguns eventos

ERC MASTERS
- Ice; Gravel; Tarmac (Gelo, gravilha, asfalto)
- Ice Master: Áustria e Letónia
- Gravel Master: Letónia; Açores; Estónia; Chipre e Grécia
- Tarmac Master: Áustria; Irlanda; Bélgica; República Checa e Córsega

LADIES TROPHY
- Campeonato Senhoras

COLIN McRAE TROPHY
- Piloto mais espetacular de cada rally

INSCRIÇÃO NO CAMPEONATO
- Q.S.: Prioritários ERC1 e pilotos inscritos;
- Área dedicada no Parque de assistência ERC com facilidades (espaço + Wifi + Eletricidade + Rally Radio)
- Pack standard nos documentos de rally em todos os eventos (Road-Book, programas, placas, regulamentos, ...)
- Passes ERC permanentes para toda a temporada
- Cobertura regular no Website do ERC com noticias, previsões e resumos, página de perfil com links dos patrocinadores;
- Cobertura da Rádio ERC e TV com a Eurosport;
- Acesso a galeria fotográfica
- Acesso a descontos na cobertura de imagens
- Conferências de imprensa, seções de autografos, seções fotográficas, ...
- Pontuar no ERC2 e ERC3
- Convites para entrega de prémios ERC
- Pémios monetários entre 15.000 e 20.000€ para dividir entre os melhores seis classificados privados da classificação geral
VALOR DAS INSCRIÇÕES:
- ERC1: 3.000€
- ERC2: 2.000€
- ERC3: 1.000€
- ERCJ: 1.500€ (1.000€ ERC3 + 500€ ERCJ)

QUALIFYING STAGE
- Todos os pilotos prioritários ERC
- Os primeiros 15 classificados no QS, poderão escolher a ordem de partida para a primeira etapa
- Ordem de partida por classes: ERC1; ERC2; ERC3/ ERCJ
- Após a primeira etapa, os dez melhores classificados, invertem a ordem de partida para a segunda etapa
- Após os 10 melhores, seguem os prioritários e depois os não prioritários

COBERTURA TV
- Preview: 20x30s (promo) + Rally Preview 13'
- Dia 1: 3x30s TV spot news + Highliths 26'
- Dia 2: 3x30s TV spot news + Highliths 26'
- Pós evento: "Inside" Magazine 26'


Primeiros possíveis nomes de pilotos que possam disputar o campeonato:

ERC1
A Skoda Motorsport vai estrear o novo Fabia R5 mas, o programa para 2015 ainda não foi conhecido e fala-se na possibilidade de uma temporada no WRC2, tal como um piloto surpresa.
- Esapekka Lappi (FIN) Skoda Fabia R5 - assinou com a equipa checa por mais dois anos
- Jan Kopecký (CZE) Skoda Fabia R5 - não vai regressar ao APRC e deverá regressar ao ERC, em conjunto com programa no campeonato checo.
- Sepp Wiegand (DEU) - ficou sem carro depois da Skoda Alemanha ter optado por disputar o campeonato alemão em 2015, com o jovem Fabien Kreim de 22 anos (ex-piloto Opel)
- Jaromír Tarabus (CZE) Skoda Fabia S2000 - ?
- Jaroslav Orsák (CZE) Skoda Fabia S2000 - ?
- Antonin Tlust'ák (CZE) Skoda Fabia S2000 - ?

A Peugeot Rally Academy ainda não revelou os planos para 2015 mas, acredita-se que a equipa francesa esteja de regresso ao ERC.
- Craig Breen (IRL) Peugeot 208 T16 - ainda não foi confirmado
- Kevin Abbring (NLD) Peugeot 208 T16  - ainda não foi confirmado
- Bruno Magalhães (PRT) Peugeot 208 T16 - quer regressar em 2015
- Stéphane Lefebvre (FRA) Peugeot 208 T16 ou Citroën DS3 R5 - vencedor do ERCJ, tem como prémio alguns eventos com um R5
- Robert Consani (FRA) Peugeot 208 T16 ou 207 S2000- ?

A M-Sport chegou a equacionar este ano, em ter um piloto a disputar o ERC. Por enquanto, só o polaco Kajetanowicz pensa em renovar a experiência e se a proibição dos RRC for em frente, haverá mesnos carros da marca a disputar o ERC.
- Kajetan Kajetanowicz (POL) Ford Fiesta R5 - tem planos para regressar no próximo ano
- Vasily Gryasin (RUS) Ford Fiesta S2000 ou R5 - ?

ERC3/ ERCJ
- Marijan Griebel (DEU) - Opel Adam R2 - O jovem piloto participou apenas em três eventos em 2014 mas, a Opel Junior Team, vai ter uma maior presença em 2015 no ERCJ.

ERC2
David Botka (HUN) - Mitsubishi Lancer Evo IX - O piloto húngaro poderá ser um dos interessados em disputar a competição dos carros de produção.
Łukasz Kabaciński (POL) Subaru Impreza STI - O polaco que interrompeu a temporada 2014 ainda no inicio, vai regressar no próximo ano com um Subaru.

Sem comentários:

Enviar um comentário