fotos e texto: Paulo Homem (ralisonline.net)
Obviamente que as circunstância do campeonato e da prova em si também levaram a este desfecho, pois a desistência de João Barros logo no terceiro troço com o motor do Fiesta R5 a falhar e o abandono voluntário de Pedro Meireles levaram a que José Pedro Fontes passeasse pela Beira Baixa com o seu Porsche como se prova pelos mais de 3m11s de diferença para Carlos Martins.
Pouco existe para dizer do vencedor desta prova, que ficou com o vice-campeonato, tendo apenas que manter a concentração para chegar ao fim sem qualquer oposição, regressando assim às vitórias esta temporada depois do Vidreiro e Madeira.
Carlos Martins também cedo deixou de contar com a oposição de Adruzilo Lopes, que ficou a caixa de velocidade ceder não arrancando sequer para o segundo troço, assim como Ricardo Teodósio depois dos problemas com o diferencial na super-especial. Mais regressa ao nacional comum excelente segundo lugar, superando em quase 5 minutos Diogo Salvi com o Fiesta R5 numa prestação nada conseguida nesta prova.
Na luta pelo vice-campeonato no Grupo RC3, Marco Cid levou a melhor sobre Armindo Neves quer na prova quer no campeonato, não tendo existido propriamente uma disputa ombro a ombro entre eles.
Enfim, pouco (mesmo muito pouco) existe para dizer em termos desportivos deste Rali de Castelo Branco, prova que deve fazer pensar muito os responsáveis federativos sobre o modelo de regulamento que deverão lançar para 2015
VENCEDORES DE TROÇOS:
João Barros (1); José Pedro Fontes (6)
LÍDERES DO RALLY:
João Barros (SS1 a 2); José Pedro Fontes (SS3 a 7)
RALI DE CASTELO BRANCO - CNR
1. José Pedro Fontes / Inês Ponte (PRT) Porsche 997 GT3 Cup 1:29:31,8
2. Carlos Martins / Daniel Amaral (PRT) Mitsubishi Lancer Evo IX R4 +03:11,6
3. Diogo Salvi / Paulo Babo (PRT) Ford Fiesta R5 +08:08,7
4. Marco Cid / Nuno Silva (PRT) Renault Clio S1600 +09:04,9
5. Armindo Neves / Bernardo Gusmão (PRT) Peugeot 207 R3T +10:09,9
6. Herlander Trindade / Mira Martins (PRT) Subaru Impreza STI N12 +11:20,4
7. João Lucas / António Silveira (PRT) Mitsubishi Lancer Evo IX +13:41,8
8. Roberto Canha / Diogo Paulino (PRT) Citroën C2 R2 Max +14:12,1
9. Rui Madeira / Paulo Fiuza (PRT) Citroën DS3 R1 +14:55,2
2. Carlos Martins / Daniel Amaral (PRT) Mitsubishi Lancer Evo IX R4 +03:11,6
3. Diogo Salvi / Paulo Babo (PRT) Ford Fiesta R5 +08:08,7
4. Marco Cid / Nuno Silva (PRT) Renault Clio S1600 +09:04,9
5. Armindo Neves / Bernardo Gusmão (PRT) Peugeot 207 R3T +10:09,9
6. Herlander Trindade / Mira Martins (PRT) Subaru Impreza STI N12 +11:20,4
7. João Lucas / António Silveira (PRT) Mitsubishi Lancer Evo IX +13:41,8
8. Roberto Canha / Diogo Paulino (PRT) Citroën C2 R2 Max +14:12,1
9. Rui Madeira / Paulo Fiuza (PRT) Citroën DS3 R1 +14:55,2
PRINCIPAIS ABANDONOS:
1 Pedro Meireles / Mário Castro (PRT) Skoda Fabia S2000 (após SS1)
3 Adruzilo Lopes / Vasco Ferreira (PRT) Subaru Impreza STI R4 (caixa de velocidades antes SS1)
6 Ricardo Teodósio / José Teixeira (PRT) Mitsubishi Lancer Evo IX (diferencial SS1)
2 João Barros / Jorge Henriques (PRT) Ford Fiesta R5 (motor SS3)
15 Alfredo Barros / Bruno Abreu (PRT) Ford Fiesta R5 (SS3)
12 Daniel Nunes / Rui Raimundo (PRT) Peugeot 208 R2 (SS7)
Se o Nacional de Ralis não teve história, o mesmo não se pode dizer do Regional Centro, que foi pleno de emoção e competitividade.
André Cabeças, que já tinha ameaçado noutras provas, veio a Castelo Branco impor-se, num rali em que todos os protagonistas tiveram o seu momento alto.
Carlos Fernandes foi o primeiro líder da prova, posição que perdeu no segundo troço para Cabeças. No entanto o piloto de Sintra viria de novo a saltar para o comando no terceiro troço, para no seguinte voltar a deixar (de forma definitiva) a liderança para André Cabeças. Na luta pela liderança andou também Fernando Teotónio, vencendo a 4ª especial que lhe permitiu subir ao segundo lugar e ficar com a primeira posição a apenas 4,5s.
Porém, na super especial final, André Cabeças voltava a vencer, deixando Teotónio a 9,6s na geral e Carlos Fernandes a 13,5s, com qualquer dos três pilotos a fazer uma grande prova neste rali.
A quarta posição ficou para Eduardo veiga, no Ford Escort, ficando na frente de Luís Mota e Márcio Marreiros.
No Rali dos 50 anos da Escuderia, a luta foi entre dois Citroen Saxo, com João Soares a levara a melhor sobre José Ricardo Marques por 11,3s.
VENCEDORES DE TROÇOS:
Carlos Fernandes (2); André Cabeças (2); Fernando Teotónio (1)
LÍDERES DO RALLY:
Carlos Fernandes (SS1); André Cabeças (SS2); Carlos Fernandes (SS3); André Cabeças (SS4 a 5)
RALI DE CASTELO BRANCO - CRC
1. André Cabeças / Júlio Sousa (PRT) Mitsubishi Lancer Evo V 49:23,8
2. Fernando Teotónio / Luis Morgadinho (PRT) Mitsubishi Lancer Evo VI +09,6
3. Carlos Fernandes / Valter Cardoso (PRT) Mitsubishi Lancer Evo VI +13,5
4. Eduardo Veiga / Justino Reis (PRT) Ford Escort RS 1800 +51,6
5. Luis Mota / Alexandre Ramos (PRT) Mitsubishi Lancer Evo IV +57,8
6. Marcio Marreiros / Rui Serra (PRT) Mitsubishi Lancer Evo VI +02:05,1
7. Simão Marques / João Serôdio (PRT) Peugeot 205 GTI +06:40,4
8. Joaquim Alves / Jorge Carvalho (PRT) Citroën C2 R2 Max +07:07,2
9. Nuno Figueiredo / Nuno Correia (PRT) Peugeot 309 GTI +09:33,6
10. Filipa Sanguedo / Sofia Mouta (PRT) Opel Adam Cup +11:44,2
12 Daniel Nunes / Rui Raimundo (PRT) Peugeot 208 R2 (SS7)
Se o Nacional de Ralis não teve história, o mesmo não se pode dizer do Regional Centro, que foi pleno de emoção e competitividade.
André Cabeças, que já tinha ameaçado noutras provas, veio a Castelo Branco impor-se, num rali em que todos os protagonistas tiveram o seu momento alto.
Carlos Fernandes foi o primeiro líder da prova, posição que perdeu no segundo troço para Cabeças. No entanto o piloto de Sintra viria de novo a saltar para o comando no terceiro troço, para no seguinte voltar a deixar (de forma definitiva) a liderança para André Cabeças. Na luta pela liderança andou também Fernando Teotónio, vencendo a 4ª especial que lhe permitiu subir ao segundo lugar e ficar com a primeira posição a apenas 4,5s.
Porém, na super especial final, André Cabeças voltava a vencer, deixando Teotónio a 9,6s na geral e Carlos Fernandes a 13,5s, com qualquer dos três pilotos a fazer uma grande prova neste rali.
A quarta posição ficou para Eduardo veiga, no Ford Escort, ficando na frente de Luís Mota e Márcio Marreiros.
No Rali dos 50 anos da Escuderia, a luta foi entre dois Citroen Saxo, com João Soares a levara a melhor sobre José Ricardo Marques por 11,3s.
VENCEDORES DE TROÇOS:
Carlos Fernandes (2); André Cabeças (2); Fernando Teotónio (1)
LÍDERES DO RALLY:
Carlos Fernandes (SS1); André Cabeças (SS2); Carlos Fernandes (SS3); André Cabeças (SS4 a 5)
RALI DE CASTELO BRANCO - CRC
1. André Cabeças / Júlio Sousa (PRT) Mitsubishi Lancer Evo V 49:23,8
2. Fernando Teotónio / Luis Morgadinho (PRT) Mitsubishi Lancer Evo VI +09,6
3. Carlos Fernandes / Valter Cardoso (PRT) Mitsubishi Lancer Evo VI +13,5
4. Eduardo Veiga / Justino Reis (PRT) Ford Escort RS 1800 +51,6
5. Luis Mota / Alexandre Ramos (PRT) Mitsubishi Lancer Evo IV +57,8
6. Marcio Marreiros / Rui Serra (PRT) Mitsubishi Lancer Evo VI +02:05,1
7. Simão Marques / João Serôdio (PRT) Peugeot 205 GTI +06:40,4
8. Joaquim Alves / Jorge Carvalho (PRT) Citroën C2 R2 Max +07:07,2
9. Nuno Figueiredo / Nuno Correia (PRT) Peugeot 309 GTI +09:33,6
10. Filipa Sanguedo / Sofia Mouta (PRT) Opel Adam Cup +11:44,2
Sem comentários:
Enviar um comentário