25 outubro 2014

ERC - Dia 3 Rallye du Valais 2014

O derradeiro dia do Rallye du Valais continuou difícil para as escolhas de pneus, com os seus pisos muito escorregadios mas, na luta pela vitória, ficou como se previa.


Kevin Abbring regressou hoje, venceu os primeiros quatro troços e era até a altura o piloto mais rápido do dia. Depois furou um pneu e mais tarde teve uma saída de estrada que provocou alguns danos que o impediu de prosseguir e obter alguns pontos.

Esapekka Lappi só venceu um troço mas, conseguiu distanciar-se de Kajetanowicz e Craig Breen tinha mais de 1 minuto de atraso no inicio do dia. Lappi venceu na Suiça pela segunda vez consecutiva mas, a vitória no campeonato, vai ter de ser decidida na Córsega.

Craig Breen subiu à segunda posição, venceu mais três troços e foi o piloto mais rápido do dia. Não fosse o pneu furado no inicio, o resultado poderia ter sido outro.
Kajetan Kajetanowicz perdeu a segunda posição para Breen mas, logo a seguir, o seu Fiesta teve um principio de incêndio e o polaco já não partiu para o ante-penúltimo troço.

Sepp Wiegand teve alguns problemas na direção e nos travões mas, mesmo assim, o jovem alemão conseguiu terminar no pódio e adiar a decisão do título para o último evento.
Robert Consani conseguiu superiorizar-se a Hirschi e Carron mas, no derradeiro troço, o francês furou um pneu e teve uma ligeira saída de estrada, caindo da quarta para a sexta posição final.

Jonathan Hirschi ficou sem a pressão de Sébastien Carron que abandonou com problemas de transmissão perto do fim mas, teve de se defender de Olivier Burri que apesar de problemas de embraiagem no Fiesta R5, o veterano piloto recuperou terreno e terminou em quinto a 7,6s de Hirschi.

Na estreia com o Skoda, Nicolas Althaus levou o carro checo até à sétima posição, na frente de Pascal Perroud noutro Skoda. Ambos conseguiram subir duas posições, devido ao principio de incêndio no carro de Kajetanowicz e de Jaramír Tarabus que teve uma saída de estrada numa zona lenta.

Florian Gonon venceu sem dificuldades a Production Cup, terminando na décima posição final, com uma vantagem superior a 5 minutos para Urs Hunziker, seguindo-se Vitaliy Pushcar e Martin Hudec.

Laurent Roche também não teve adversários nas duas rodas motrizes, tal como Andrea Crugnola entre os júniores, principalmente, depois de Chris Ingram ter saído de estrada, numa zona onde não havia espetadores para o ajudar.

Bruno Magalhães regressou ontem e hoje à estrada, com o objetivo de testar afinações e amealhar experiência neste rally. No entanto, o Peugeot não colaborou, já não saindo da assistência para disputar a derradeira secção. Renato Pita e Jorge Henriques terminaram o rally mas, muito atrasados na classificação.


LÍDERES DO RALLY:
Kevin Abbring (5); Craig Breen (9); Esapekka Lappi (4); Kajetan Kajetanowicz (1)
VENCEDORES DE TROÇOS:
Kevin Abbring (SS1 a 2); Sepp Wiegand (SS3 a 4); Esapekka Lappi (SS5 a 19)

DIA 3


PRINCIPAIS ABANDONOS:
5 Bruno Magalhães / Carlos Magalhães (PRT) Peugeot 208 T16 (acidente na SS1)
7 Kevin Abbring / Sebastian Marshall (NLD/GBR) Peugeot 208 T16 (embraiagem antes da SS4)
33 Chris Ingram / Gabin Moreau (GBR/FRA) Peugeot 208 R2 (acidente na SS13)
9 Jaroslav Orsák / David Šmeidler (CZE) Skoda Fabia S2000 (motor após SS15)
4 Kajetan Kajetanowicz / Jaroslaw Baran (POL) Ford Fiesta R5 (principio de incêndio após SS16)
8 Jaromír Tarabus / Daniel Trunkát (CZE) Skoda Fabia S2000 (acidente na SS17)
11 Sébastien Carron / Lucien Revaz (CHE) Peugeot 207 S2000 (transmissão após SS18)






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