23 outubro 2014

ERC - Dia 1 Rallye du Valais 2014

No primeiro dia do Rallye du Valais disputaram-se apenas três especiais, no qual, a segunda foi encurtada em alguns quilómetros por razões de segurança, devido à neve que caiu nos últimos dias.


Bruno Magalhães era o primeiro na estrada e foi surpreendido por uma placa de gelo após os primeiros duzentos metros, onde não evitou um pancada forte nas rochas que delimitavam a estrada. O Peugeot do piloto português ficou algo danificado a bloquear a estrada, o que resultou num atraso superior a meia hora na prova. Apesar dos estragos, a Delta Rally conseguiu recuperar o carro para Magalhães prosseguir em rally2.

Kevin Abbring venceu o primeiro troço e manteve a liderança no seguinte também mas, no último do dia, o holandês perdeu mais de 9 segundos para o mais rápido, caindo para terceiro.
Apesar de se queixar do comportamento do carro que escorregava de frente, Sepp Wiegand começou em segundo nos primeiros dois troços mas, acabou por terminar o dia na liderança.
Esapekka Lappi perdeu algum tempo nos dois primeiros troços mas, venceu o último do dia que lhe permitiu subir cinco posições até ao segundo lugar, a 4,4s de Wiegand e com uma vantagem 1,9s para Abbring.

A experiência e o conhecimento do terreno, permitiram ao veterano Olivier Burri manter a quarta posição desde o inicio, com mais 6,8s do que Kevin Abbring.
Jonathan Hirschi está a surpreender pela positiva ao ser o quinto classificado no 208 T16 a 4,3s de Burri, depois de ter passado pela terceira posição no primeiro troço.
O local Sébastien Carron também foi regular neste curto primeiro dia, ocupando a sexta posição a 0,4s de Hirschi e com uma magra vantagem de 0,2s para Kajetan Kajetanowicz que baixou de terceiro para sétimo no derradeiro troço do dia.

Craig Breen começou o rally fora dos dez primeiros, recuperou no segundo troço mas, acabaria por furar um pneu no último do dia e cair para a vigésima posição da geral.

Na Production Cup, a luta está animada entre os Subaru de Mark Higgins e do local Florian Gonon, com uma diferença de 5,7s entre os dois. Quanto aos dois pilotos que estão a discutir o campeonato, Vitaliy Pushcar tem vantagem sobre o checo Martin Hudec.

O local Laurent Roche está a liderar as duas rodas motrizes num dos novos Clio R3T mas, com apenas 2,8s de vantagem sobre Andrea Crugnola que lidera entre os júniores. Quanto ao português Renato Pita, ocupa a quadragésima nona posição.


VENCEDORES DE TROÇOS:
Kevin Abbring (1); Craig Breen (1); Esapekka Lappi (1)
LÍDERES DO RALLY:
Kevin Abbring (SS1 a 2); Sepp Wiegand (SS3)

DIA 1


PRINCIPAIS ABANDONOS:
5 Bruno Magalhães / Carlos Magalhães (PRT) Peugeot 208 T16 (acidente na SS1)


Sem comentários:

Enviar um comentário