13 setembro 2014

WRC - Dia 2 Coates Hire Rally Australia 2014

A chuva que caiu durante a noite não fez muita diferença no piso e não beneficiou para quem abria a estrada. Com apenas dois troços percorridos por duas vezes no segundo dia e novamente duas passagens pela super especial que fica próxima do Parque de Assistência, a especial Nambucca com os seus 48,92 kms, fizeram toda a diferença.

Sébastien Ogier baixou para segundo logo no primeiro troço do dia mas, na segunda passagem por Nambucca, o francês retomou a liderança, venceu a partir desse momento os restantes troços do dia, empatando numa das super especiais com Andreas Mikkelsen.

Jari-Matti Latvala foi quem "roubou" a liderança a Ogier na primeira passagem por Nambucca mas, ao colocar apenas dois pneus duros no Polo, perdeu mais de 13 segundos para Ogier na segunda ronda por não ter chovido. O finlandês só venceu os dois primeiros troços do dia mas, amanhã vai atacar a primeira posição pois, tem apenas 11,8s de desvantagem.

Kris Meeke e Andreas Mikkelsen afastaram-se alguns segundos de Ogier e Latvala mas, ambos lutaram ao décimo de segundo, trocando de posição por duas vezes, tal como os dois líderes. Curiosamente, Meeke perdeu mais tempo para Mikkelsen nas duas super especiais, do que nos quatro troços disputados, estando a vantagem para o norueguês com 1,5s de diferença.

Mikko Hirvonen perdeu mais de 20 segundos na primeira passagem por Nambucca e mais 40 segundos na segunda passagem, mas desta vez, por ter escolhido o composto mais mole por ter apostado na chuva que não apareceu. O finlandês perdeu qualquer hipótese de acompanhar os quatro primeiros mas, está confortável na quinta posição.

Hayden Paddon e Mads Østberg também lutaram durante todo o dia mas, o norueguês acabou por superiorizar-se ao neozelandês na segunda passagem por Nambucca. No entanto, a diferença entre os dois não é significativa, pelo que poderá haver resposta de Paddon.

Robert Kubica teve um problema na caixa de velocidades ainda antes da primeira especial, fazendo-o perder algum tempo. Na segunda passagem por Valla, o polaco distraiu-se com o sistema de bandeiras amarelas que tem no carro, acabando por bater num poste, danificou a suspensão posterior, furou dois pneus e perdeu valiosos segundos, baixando de oitavo para décimo.

Elfyn Evans escolheu os mesmos pneus que Hirvonen, caiu uma posição mas, depois recuperou-a devido ao erro de Kubica. O jovem britânico não tem experiência neste rally, o que é notório depois da boa prestação na Alemanha.

Thierry Neuville perdeu cerca de 1 minuto para o mais rápido nos troços matinais por ser segundo na estrada. Na segunda passagem por Nambucca ainda perdeu mais 30 segundos mas, no troço mais pequeno, o belga bateu numa caixa de correio, onde perdeu apenas 6 segundos, subindo para oitavo apesar do toque que danificou a frente do Hyundai.

Ao ser o primeiro na estrada, Chris Atkinson perdeu logo quase 2 minutos para Latvala na primeira passagem por Nambucca e na segunda mais 1m40s para Ogier. Embora tenha baixado uma posição, o piloto local recuperou-a de novo mas, está longe de ser o resultado que Atkinson ambicionava no seu rally.

Yazeed Al Rajhi e Nasser Al-Attiyah continuaram a lutar durante todo o dia mas, o piloto do Qatar acabou por ser melhor na derradeira super especial, estando agora com 1,8s de vantagem.

Jari Ketomaa aproximou-se dos dois homens do Médio Oriente mas, capotou na primeira super especial. A sua situação está a ser avaliada pelos comissários e os tempos podem não corresponder à realidade.

Depois de muitos problemas de transmissão, Ott Tänak começou hoje a ter tempos muito melhores. No entanto, no fim da última super especial, o Fiesta R5 ficou com problemas elétricos devido à passagem de um local que tinha muita água.

VENCEDORES DE TROÇOS:
Sébastien Ogier (8); Kris Meeke (2); Jari-Matti Latvala (4); Andreas Mikkelsen (1)
LÍDERES DO RALLY:
Sébastien Ogier (SS1 e 2); Kris Meeke (SS3 a 6); Jari-Matti Latvala (SS7); Sébastien Ogier (SS8); Jari-Matti Latvala (SS9 e 19); Sébastien Ogier (SS11 a 14)









Sem comentários:

Enviar um comentário