12 setembro 2014

ERC - Alterações para 2015, foram aprovadas pela FIA World Motor Sport Council

A FIA World Motor Sport Council reuniu-se hoje em Beijing e tomou as seguintes decisões para a temporada 2015 do FIA European Rally Championship.


Para aumentar o interesse no ERC, foram criadas entidades para cada categoria de carros homologados que competem sobe as regras FIA.

- A categoria principal do ERC, será reservada apenas para as viaturas R5, S2000 e S2000 1.6T (RRC). A Production Cup foi substituída pela ERC 2 que é destinado aos pilotos que competem com carros do Grupo N (os atuais N4) e o ERC 3 foi criado para os carros de duas rodas motrizes das categorias R3, R2 e R1.

- Serão atribuídos títulos às equipas, pilotos e co-pilotos. O número total de eventos que compõem o futuro calendário 2015, foi reduzido de doze para dez rallies, onde tanto no ERC, como ERC 2 serão contabilizados os sete melhores resultados e no ERC 3, serão apenas os melhores seis. 

- Adicionalmente, a idade limite para o ERC Júnior, foi aumentada dos 25 para os 27 anos de idade, para atrair ainda mais pilotos.

- Os pilotos inscritos na categoria ERC, serão os únicos a receber o estatuto de prioritário, adicionando valor e vantagem em registarem-se e apenas os pilotos prioritários ERC e FIA, poderão fazer parte do Free Practice e Qualifying. O Total de quilometragem das especiais de classificação, ficou fixado entre os 200 e os 230 quilómetros, para fornecer consistência em todo o ERC.

- Para diminuir custos, a quantidade dos pneus permitidos foi reduzida. Para os carros de quatro rodas motrizes, será permitido o máximo de 18 pneus e para os 14 para os de duas rodas motrizes.

- Os testes foram reduzidos para apenas um dia em cada rally que um piloto esteja a inscrito.

As alterações acima foram originalmente propostas pelo Eurosport Events, o promotor do ERC, à FIA Rally Commission em Paris a 28 de maio.

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