23 setembro 2014

CITROËN RACING EXPERIENCE 2014

A Citroën Racing promoveu um evento dedicado em apresentar os seus atuais carros de rally a mais de cem jornalistas de todo o mundo, juntamente com alguns dos quatro melhores pilotos jovens ligados à marca que passaram pela experiência ao volante de um DS3 WRC.

Sébastien Chardonnet, Stéphane Lefebvre, Martin Koci e Laurent Laskowski  passaram três dias com os jornalistas, a demonstrar as qualidades dos carros produzidos pela Citroën Racing, desde o DS3 R1 ao DS3 R5, incluindo o novo DS3 R3T Max, na Issoire racetracks.

Tal como os jornalistas, estes quatro jovens pilotos tiveram a oportunidade de estar no DS3 WRC com Mads Østberg e Kris Meeke… Yves Matton, o diretor da Citroën Racing, também os convidou a dar uma "voltinha" no carro que conquistou dois títulos de construtores.

Após ter vencido o WRC3 e o Citroën Top Driver na temporada passada, Sébastien Chardonnet está a competir no WRC2 com um DS3 R5. Apesar de ter participado no Rallye de France 2012 com um Citroën DS3 WRC, este teste decorreu em pisos de gravilha. "Não pude deixar de comparar a sensação de guiar este carro com a sensação de guiar o DS3 R5. A potência é incrível! É realmente muito bom ter tido a oportunidade de conduzir o DS3 WRC outra vez. É um carro bem sucedido. Mesmo numa superfície muito escorregadia nas estradas na nossa base de teste, consegui orientar-me muito rapidamente. Penso que se consegue ficar confortável atrás do volante muito rapidamente. Gostaria de dar um enorme agradecimento à equipa e a Yves Matton por me terem proporcionado esta oportunidade."

O atual líder do FIA Junior WRC, com três vitórias em quatro rallies, Stéphane Lefebvre teve a oportunidade de efetuar algumas centenas de quilómetros com o DS3 R5, antes de testar o DS3 WRC. "Estes testes são sempre muito curtos! Consegui entrar no ritmo logo no inicio. Apesar de não saber os meus tempos e de não valer a pena compara-los com os outros pilotos, posso dizer que tive boas sensações com o carro. Tem sido uma experiência fantástica. Agora só tenho de fazer tudo o que puder para que possa acontecer de novo!"

O atual segundo classificado no FIA Junior WRC, Martin Koci viajou da Eslováquia para fazer parte da Citroën Racing Experience. Ele teve a oportunidade de guiar o DS3 R5 em pisos de asfalto e gravilha, antes de entrar dentro do DS3 WRC. "É o melhor carro do mundo! Tudo trabalha na perfeição: motor, transmissão, chassis e suspensão... Nunca tinha tido a oportunidade de guiar um carro tão rápido. Senti-me em "casa" muito rapidamente no cockpit do DS3 WRC."

Vencedor da iniciativa em 2012 do FFSA Rallye Jeunes, Laurent Laskowski também teve boas prestações ao volante de um DS3 R1 e DS3 R3T, nas fórmulas promocionais organizadas pela Citroën Racing. Após uma sessão com o DS3 R5, ele também teve a oportunidade de guiar o DS3 WRC durante os testes. "Foi uma experiência incrível. Não queria que acabasse. A aceleração do carro, a aderencia, os travões, o sistema da suspensão e por aí a fora, são incrívelmente eficientes. Tudo é perfeito!"

Yves Matton, o homem responsável por esta sessão de testes, também ficou com o mesmo sorriso dos jovens talentos do programa de desenvolvimento de pilotos da Citroën Racing. "Em primeiro lugar, estar sentado ao lado de dois dos melhores pilotos do WRC, deu-lhes a oportunidade de avaliar até que ponto eles ainda têm de evoluir. E a experiência que eles tiveram quando guiaram o DS3 WRC em pisos de gravilha, foi sem dúvida o primeiro passo de uma jornada. Todos eles ainda necessitam melhorar o seu próprio nível para atingir novos destinos. Estamos todos cientes que o objetivo deles é de segurar um lugar no WRC num futuro próximo... e não fazemos segredo de que gostaríamos de encontrar futuras estrelas no WRC, tal como a Citroën Racing fez no passado com outros pilotos antes deles."


Sem comentários:

Enviar um comentário