31 agosto 2014

ERC - Dia 2 Barum Czech Rally Zlín 2014

O derradeiro dia do Barum Czech Rally Zlín, continuou a mostrar a sua dureza e a não perdoar quem tivesse deslizes mas, ainda teve muita luta nos lugares cimeiros até ao último troço.


Václav Pech teve um dia bastante tranquilo pois, a vantagem acumulada ontem, serviu perfeitamente para gerir a concorrência e obter a sua segunda vitória no seu rally, passados 11 anos.

A luta pela segunda posição durou até ao último metro do rally. Tomáš Kostka conseguiu subir à segunda posição a três troços do fim mas, depois o Fiesta R5 começou a ter umas falhas no motor e Sepp Wiegand conseguiu recuperar o segundo lugar por apenas 0,2s.

Roman Odložilík continuou a fazer pressão a Kajetan Kajetanowicz mas, o piloto local cometeu um erro na penúltima especial, bateu forte e ficou fora do rally. No entanto, o polaco não ficou livre de pressão pois, tanto Jaroslav Orsák, como Jaramír Tarabus (os dois pilotos mais rápidos do dia), passaram à frente de Kajetanowicz no derradeiro troço, sendo relegado para a sexta posição a 0,8s de Tarabus, ficando este também com 0,8s de diferença para Orsák que terminou na quarta posição.

Robert Consani também foi ultrapassado na classificação por Orsák e Tarabus mas, no penúltimo troço, o Peugeot voltou a não colaborar e ficou parado quando ocupava a sétima posição.

Esperava-se mais de Ott Tänak mas, o estónio tinha apenas o objetivo de testar os pneus DMACK neste tipo de piso de asfalto irregular, não indo além da sétima posição a mais de 2m40s do vencedor.

Martin Vlček conseguiu finalmente chegar ao fim do Barum Rally e num bom oitavo lugar, na frente de Antonin Tlust'ák que voltou a repetir a nona posição obtida em 2013.

Bruno Magalhães voltou a não entender-se com as afinações do novo Peugeot neste tipo de piso complicado. O piloto português deve ter tido realmente muitas dificuldades pois, foi claramente batido por Antonin Tlust'ák em quase todos os troços de hoje e por vezes, alguns concorrentes em carros de produção.

Devido a um problema num diferencial do Mitsubishi, Martin Březík chegou a perder a liderança na Production Cup para András Hadik mas, no entanto, o húngaro ficou parado no derradeiro troço com problemas na caixa de velocidades e a vitória ficou entregue a Březík, na frente de Sebastian Frycz e de Martin Hudec que viu o seu rival Vitaly Pushcar abandonar com problemas no motor.

Adam Kobliha e o seu Renault Clio R3 não tiveram adversários nas duas rodas motrizes pois, liderou desde o segundo troço e terminou o rally com uma vantagem superior a 1 minuto para Egon Smékal num DS3 R3T.

No JERC, Andrea Crugnola perdeu algum tempo com uma saída de estrada logo no primeiro troço do dia, permitindo que Stéphane Lefebvre recuperasse a primeira posição que tinha perdido ontem devido a um furo e obteve nova vitória entre os júniores, na frente de Marijan Griebel no Opel Adam R2.

Quanto a Renato Pita e Hugo Magalhães, ficaram parados com problemas no motor do Peugeot 208 R2 no segundo troço do dia, quando ocupavam a quadragésima segunda posição.

VENCEDORES DE TROÇOS:
Kevin Abbring (3); Roman Kresta (1); Václav Pech (3); Jaromír Tarabus (4); Esapekka Lappi (3); Jaroslav Orsák (1)
LÍDERES DO RALLY:
Kevin Abbring (SS1 a 3); Roman Kresta (SS4); Václav Pech (SS5 a 15)



PRINCIPAIS ABANDONOS:
12 Miroslav Jakeš / Jaroslav Novák (CZE) Citroën DS3 R5 - direção assistida antes da SS2
05 Kevin Abbring / Sebastian Marshall (NLD/GBR) Peugeot 208 T16 - motor na SS4
03 Esapekka Lappi / Janne Ferm (FIN) Skoda Fabia S2000 - acidente na SS4
01 Craig Breen / Scott Martin (IRL/GBR) Peugeot 208 T16 - problemas após acidente na SS4
10 Robert Barrable / Stuart Loudon (IRL) Ford Fiesta R5 - radiador após SS4
09 Roman Kresta / Petr Starý (CZE) Skoda Fabia S2000 - coletor de escape após SS5
18 Pavel Valoušek / Martina Šlehoferová (CZE) Skoda Fabia S2000 - excluído após SS8
27 Mark Higgins / Carl Williamson (GBR) Subaru Impreza WRX STI - motor após SS10
24 Vitaliy Pushkar / Ivan Mishyn (UKR) Mitsubishi Lancer Evo X R4 - motor na SS11
16 Roman Odložilík / Martin Tureček (CZE) Ford Fiesta R5 - motor na SS14
14 Robert Consani / Maxime Vilmot (FRA) Peugeot 207 S2000 - motor após SS14

Sem comentários:

Enviar um comentário