09 agosto 2014

AÇORES - Rallye Santa Maria 2014

fotos: António Bettencourt

Após a Super Especial disputada ontem nas ruas de Vila do Porto, o Rallye de Santa Maria foi hoje para a estrada, onde a maioria dos seus troços contam com médias superiores a 100km/h.


Depois do grande acidente na Madeira, Ricardo Moura regressou ao volante de um carro de rallies e fez da melhor forma, ao obter nova vitória num rally do Campeonato Açores. A desistência no SATA Rallye, fez o piloto encarar este rally com algumas cautelas, para não cometer erros e tentar decidir a questão do título no próximo evento.
Luis Rego Jr. continua a evoluir, voltou a ganhar um troço e a andar mais perto de Moura pois, a maior diferença de tempo perdido num troço, foi precisamente no último com apenas 5,5s a mais. A diferença final para Moura foi de 27,3s, ficando curioso como será o andamento no Rali Lilás, onde se poderá decidir o título.

Henrique Moniz competiu pela primeiro vez no asfalto com o novo carro, venceu de forma destacada as duas rodas motrizes e sagrou-se campeão na classe RC3. No entanto, para além do título RC3, o seu navegador Jorge Diniz também se sagrou campeão nas duas rodas motrizes. Moniz necessita ir ao Rali Lilás mas, basta vencer três troços nas 2RM para renovar o título.

Artur Silva regressou a Santa Maria com o Renault Clio R3, tendo sido mais rápido entre a sua classe por duas vezes mas, a quarta posição foi sua desde o inicio do rally, não conseguindo chegar-se a Henrique Moniz mas, também não teve ninguém que o incomodasse.

Com 16 Citroën Saxo CUP inscritos no rally, Rúben Rodrigues queria pelo menos ser o melhor entre os pequenos carros franceses mas, desistiu ainda no inicio do rally, quando estava numa luta interessante com Tiago Valadão. O piloto da ilha Terceira, não deu hipóteses no Challenge ACB Racing, vencendo com alguma tranquilidade, na frente de Rafael Botelho que estreou um novo carro neste rally, sangrando-se também campeão na classe RC4.

Pelo segundo ano consecutivo, Daniel Nunes disputou a prova mariense mas, com um carro muito pouco competitivo pois, a caixa de velocidades não era a mais adequada para os rápidos troços de Santa Maria. Nunes foi apenas sétimo classificado a 9 segundos de Botelho.

Filipe Costa voltou a vencer entre os VSH, com apenas mais 0,4s do que Daniel Nunes e com uma vantagem de apenas 1,8s para André Oliveira que acabou por ser o melhor piloto local e do TRSM, na frente de Pedro Lança, onde se esperava mais entre os Saxo da ACB Racing pois, terminou apenas na décima posição e a 1 minuto de Valadão.

Rúben Santos não deu hipótese nos poucos inscritos do TRSMG, terminando na décima quinta posição da geral, com mais de 2 minutos de vantagem para Tiago Mota.

Daniela Rodrigues venceu entre as senhoras, com larga vantagem para Raquel Rodrigues que decidiu regressar à competição após alguns anos.


VENCEDORES DE TROÇOS:
Ricardo Moura (8); Luís Rego Jr. (1)
LÍDERES DO RALLY:
Ricardo Moura (SS1 a 9)

33º RALLYE ALÉM MAR SANTA MARIA
1. Ricardo Moura / Sancho Eiró (PRT) Mitsubishi Lancer Evo IX 42:33,4
2. Luis Rego Jr. / Carlos Magalhães (PTY) Mitsubishi Lancer Evo IX +27,3
3. Henrique Moniz / Jorge Diniz (PRT) Citroën DS3 R3T +01:31,3
4. Artur Silva / César Silva (PRT) Renault Clio R3 +03:00,9
5. Tiago Valadão / Wilson Mendes (PRT) Citroën Saxo CUP +03:57,8
6. Rafael Botelho / João Cabral (PRT) Citroën Saxo CUP +04:41,1
7. Daniel Nunes / Rui Raimundo (PRT) Citroën Saxo CUP +04:49,1
8. Filipe Costa / Paula Sequeira (PRT) Mitsubishi Lancer Evo VIII +04:49,5
9. André Oliveira / Debby Soares (PRT) Citroën Saxo CUP +04:51,3
10. Pedro Lança / Jorge Carvalho (PRT) Citroën Saxo CUP +04:57,3

PRINCIPAIS ABANDONOS:
5 Rúben Rodrigues / Estevão Rodrigues (PRT) Citroën Saxo CUP (avaria)

PONTUAÇÃO CRA:
1º Ricardo Moura (116,5); 2º Luis Rego Jr. (101,5); 3º Henrique Moniz (51); 4º Pedro Vale (45); 5º Rafael Botelho (30); 6º Artur Silva (24); 7º João Faria (22); 8º Rúben Rodrigues (19); 9º Énio Medeiros (18); 10º Claudio Bettencourt (15)

PONTUAÇÃO CRA 2RM:
1º Henrique Moniz (113,5); 2º Rafael Botelho (67); 3º Artur Silva (48); 4º João Faria (39); 5º Énio Medeiros (33,5)


Sem comentários:

Enviar um comentário