09 junho 2014

WRC - Dia 3 Rally Itália Sardegna 2014

fonte: ralis.online.pt
Com os grandes acontecimentos a sucederem-se no final da segunda etapa, Sébastien Ogier apostou tudo na concentração para evitar erros, onde nem sequer foi muito competitivo na Power Stage como é tradicional, obtendo um vitória que o coloca definitivamente no caminho do título.


Mads Ostberg também teve postura de Ogier tanto mais que o segundo lugar estava garantido salvo qualquer percalço mecânico. Um excelente resultado para o norueguês numa época onde nem sempre tem sido muito regular.

O grande derrotado desta prova foi Jari-Matti Latvala. Depois da vitória autoritária na prova anterior, o finlandês poderia ter dado em Itália um novo rumo na luta pelo título, mas um erro assumido (quando furou devido a um toque) atirou o piloto para o terceiro lugar em que veio a terminar.

Aliás, entre os primeiros classificados não houve praticamente alterações das suas posições do final do segundo dia para o final do rali, com Mikkelsen a destacar-se por ter vencido a Power Stage.

No WRC2 houve uma revoluçãoo silêncio, com a organização a alterar muitos dos tempos (atribuindo tempos nominais discutíveis) por via dos acontecimentos da 11ª especial (capotanço de Al-Rajhi). Como tal, Bertelli acabou por vencer na WRC2 com o seu Fiesta RRC ficando na frente de Chardonnet que estreou o Citroen DS3 R5 enquanto o português Bernardo Sousa terminou no pódio, elvando o Fiesta RRC ao 3º lugar.

Depois de terminarem a segunda etapa no segundo posto do rally, a dupla portuguesa acordou com uma surpresa para o última dia de prova, mais uma vez devido à confusão geral que foi a primeira passagem por Monte Lerno, a organização decidiu mexer nos tempos dos concorrentes, com a dupla lusa a ver-se relegada do segundo para o quarto posto e praticamente sem hipóteses de voltar pelo menos a esse mesmo segundo lugar.

Conscientes desta nova realidade Bernardo Sousa e Hugo Magalhães rapidamente viraram o seu focus para o terceiro posto e fizeram as duas primeiras especiais ao ataque conseguindo voltar à posição mais baixo do pódio a duas especiais do fim do rali. "Ficamos bastante chateados com toda esta confusão e com o tempo que tudo isto levou a decidir. É muito complicado gerir uma prova com base em dados errados, e se orientamos a nossa corrida num sentido ontem, hoje percebemos que nada disso era válido e teríamos que rapidamente mudar de estratégia. Hoje decidimos que teríamos que atacar a fundo, pois o terceiro lugar teria que ser nosso, penso que é de inteira justiça, passamos 90% do rali entre os 3 primeiros. Felizmente ao fim de duas especiais estávamos de volta ao pódio", adiantou Bernardo Sousa.

A partir deste momento e com as diferenças que se registavam a dupla decidiu que o melhor seria levar o Ford Fiesta S2000 1.6T em segurança até ao fim do rally e garantir assim o primeiro pódio da época. " A partir da penúltima especial não havia mais nada porque lutar, as diferenças eram muito grandes e como tal apenas um problema do Chardonet ou do Bertelli nos daria hipótese de subir. Decidimos levar o carro até ao fim e assim garantir o pódio. Este é um resultado que apesar de bastante bom nos deixa com algum amargo de boca, pois julgamos que podíamos estar mais à frente", referiu Hugo Magalhães.

Com um resultado forte em Itália a equipa apoiada pelo Sport Lisboa e Benfica, MEO, Pirelli, Sparco, Reebok, Seven Friday e Q&F prepara-se para enfrentar o Rally da Polónia na próxima ronda do WRC, para Bernardo Sousa, " Este resultado é bom , sofremos bastante mas andamos bem. Todos os nossos adversários tem um grande conhecimento deste terreno e aqui isso claramente nota-se, sobretudo quando temos que impor um ritmo mais vivo. Não fomos particularmente felizes com as decisões tomadas pela organização, mas isso nem vou discutir pois houve tantas falhas que estaríamos a perder tempo. Para Polónia vamos muito confiante, é uma prova totalmente diferente e queremos pelo menos o mesmo resultado que obtivemos aqui".

No final uma decisão do colégio de comissários atirou Bernardo Sousa para quinto lugar da WRc2, por ter usado mais dois pneus ao longo do rally do que aquilo que o regulamento permite.

Para além disso, Karl Kruuda (Peugeot 208 T16) e Sébastien Chardonnet (Citroën DS3 R5) foram multados em 2000€ por terem os radiadores com dimensões inferiores aos homologados.

VENCEDORES DE TROÇOS:
Mikko Hirvonen (1); Thierry Neuville (1); Juho Hänninen (1); Mads Ostberg (2); Jari-Matti Latvala (7); Sébastien Ogier (4); Andreas Mikkelsen (1)
LÍDERES DO RALLY:
Mikko Hirvonen (SS1); Thierry Neuville (SS2); Juho Hänninen (SS3); Thierry Neuville (SS4); Jari-Matti Latvala (SS5 a 12); Sébastien Ogier (SS13 a 17)






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