06 junho 2014

WRC - Dia 1 Rally Itália Sardegna 2014

A décima primeira edição do Rally Itália Sardegna, teve ontem o seu inicio com a disputa da Super Especial citadina Citta' di Cagliari. O rally a sério foi hoje para a estrada, sendo muito duro para quem a abria a estrada e para algumas mecânicas.


Mikko Hirvonen foi o primeiro líder, ao vencer a super especial de ontem mas, esta manhã o finlandês baixou até terceiro, depois sexto e de seguida o carro incendiou-se na ligação, onde nem os extintores de Ogier e Meeke puderam ajudar em alguma coisa, ficando o carro completamente destruído. 

Thierry Neuville venceu o primeiro troço do dia, passando de imediato para a primeira posição, perdeu-a no troço seguinte mas, viria a recuperar a mesma posição de novo. No entanto, o belga já se queixava de um barulho estranho no i20 e no decorrer da última especial da secção matinal, algo se partiu na direção/ supensão e obrigou a uma reparação que demorou mais de 20 minutos e uma queda para os últimos lugares.

Juho Hänninen também tinha passado pela liderança e na altura em que Neuville teve problemas, o finlandês não evitou uma forte saída de estrada que deixou o Hyundai muito mal tratado e perdeu a oportunidade de voltar a liderar o rally.

Jari-Matti Latvala teve problemas de travões no primeiro troço do dia que o atirou para a décima posição. Com a situação resolvida, o finlandês começou a recuperar posição e com ajuda do "calvário" da Hyundai na SS5 e de Kris Keek ficar parado com uma falha na bateria, Latvala passou de sexto para primeiro e manteve a posição de líder até ao final do dia.

Ao ser o primeiro na estrada, Sébastien Ogier teve muitas dificuldades esta manhã para acompanhar os mais rápidos, vindo a recuperar algumas posição nas segundas passagens, onde conseguiu mesmo terminar o dia em segundo a 22,4s de Latvala, após ter vencido um troço.

Mads Østberg também venceu um troço que o fez subir algumas posições e chegou a ser segundo classificado duarante a maior parte do dia mas, no derradeiro troço da etapa, perdeu essa posição para Ogier.

Andreas Mikkelsen esteve todo o dia a tentar chegar-se ao norueguês da Citroën mas, acabaria por terminar a etapa na quarta posição a 4 segundos de Østberg e a 37,7s de Latvala. A luta vai certamente continuar amanhã.

Depois de ter sido o mais rápido no Shakedown, Robert Kubica começou o dia com o pé esquerdo ao errar na escolha de pneus. Entretanto, o polaco começou a ser consistente nos seus tempos onde terminou por três vezes no pódio, sendo um justo quinto classificado.

Elfyn Evans não esteve muito regular como das outras vezes mas, evitou problemas e terminou o dia tal como tinha começado, ou seja, na sexta posição.

Martin Prokop esteve em destaque esta manhã ao rodar na terceira posição. No entanto, à tarde já não teve vantagem por partir mais atrás e como tal, foi perdendo algumas posições, juntando alguma desatenção de condução e a sorte de não ter atropelado um marshal que estava junto do carro de Neuville.

Henning Solberg queixou-se muito da falta de aderência e chegou a ficar sem travões posteriores. O norueguês terminou o dia na oitava posição, muito próximo de Prokop.

Karl Kruuda esteve a impressionar ao liderar o WRC2 durante a maior parte do dia mas, viria a ficar parado no derradeiro troço com a suspensão partida.
Yazeed Al-Rahji rodou na terceira posição durante vários troços mas, beneficiou da avaria de Kruuda e conseguiu passar à frente de Nasser Al-Attiyah no último troço do dia.
Bernardo Sousa esteve sempre perto dos mais rápidos, conseguindo mesmo terminar o dia na terceira posição do WRC2, atrás de Hayden Paddon e Khalid Al-Qassimi.

VENCEDORES DE TROÇOS:
Mikko Hirvonen (1); Thierry Neuville (1); Juho Hänninen (1); Mads Ostberg (1); Jari-Matti Latvala (4); Sébastien Ogier (1)
LÍDERES DO RALLY:
Mikko Hirvonen (SS1); Thierry Neuville (SS2); Juho Hänninen (SS3); Thierry Neuville (SS4); Jari-Matti Latvala (SS5 a 9)

CLASSIFICAÇÃO APÓS DIA 1
1. Jari-Matti Latvala / Miikka Anttila (FIN) Volkswagen Polo R WRC 1:49:09.5
2. Sébastien Ogier / Julien Ingrassia (FRA) Volkswagen Polo R WRC +22.4
3. Mads Østberg / Jonas Andersson (NOR/SWE) Citroën DS3 WRC +33.7
4. Andreas Mikkelsen / Ola Fløene (NOR) Volkswagen Polo R WRC +37.7
5. Robert Kubica / Maciej Szczepaniak (POL) Ford Fiesta RS WRC +56.9
6. Elfyn Evans / Daniel Barritt (GBR) Ford Fiesta RS WRC +1:19.3
7. Martin Prokop / Jan Tománek (CZE) Ford Fiesta RS WRC +1:29.0
8. Henning Solberg / Ilka Minor (NOR/AUT) Ford Fiesta RS WRC +1:36.9
9. Yazeed Al Rajhi / Michael Orr (SAU/GBR) Ford Fiesta RRC +5:15.8
10. Nasser Al-Attiyah / Giovanni Bernacchini (QAT/ITA) Ford Fiesta RRC +5:19.9

11. Hayden Paddon / John Kennard (NZL) Hyundai i20 WRC +5:31.3
12. Khalid Al-Qassimi / Chris Patterson (ARE/GBR) Citroën DS3 WRC +5:40.5
13. Bernardo Sousa / Hugo Magalhães (PRT) Ford Fiesta RRC +6:55.7
14. Yuriy Protasov / Pavlo Cherepin (UKR) Ford Fiesta RRC +7:14.7
15. Sébastien Chardonnet / Thibault De La Haye (FRA) Citroën DS3 R5 +7:17.7
16. Abdulaziz Al-Kuwari / Killian Duffy (QAT/IRL) Ford Fiesta RRC +7:47.2
17. Lorenzo Bertelli / Mitia Dotta (ITA) Ford Fiesta RRC +7:47.3
18. Martin Kangur / Paweł Drahan (EST/POL) Ford Fiesta S2000 +9:30.2
19. Egon Kaur / Erik Lepikson (EST) Ford Fiesta R5 +11:40.1
20. Jaroslav Melichárek / Erik Melichárek (SVK) Ford Fiesta RS WRC +13:24.3

PRINCIPAIS ABANDONOS:
5 Mikko Hirvonen (FIN) Ford Fiesta RS WRC (incêndio na ligação para SS4)
3 Kris Meeke (GBR) Citroën DS3 WRC (bateria na SS5) - rally2
8 Juho Hänninen (FIN) Hyundai i20 WRC (capotou na SS5)
41 Nicolás Fuchs (PER) Ford Fiesta R5 (motor após 200m saída do Parque de assistência)
36 Karl Kruuda (EST) Peugeot 208 T16 (suspensão na SS9) - rally2











Sem comentários:

Enviar um comentário