09 março 2014

WRC - DIA 3 RALLY MEXICO 2014

Como previsto, o derradeiro do Rally México não teve novidades em termos de classificação, tal era a distancia entre os pilotos. No entanto, houve quem voltasse a cometer erros , mesmo com o fim à vista.


Apesar da boa vantagem do dia anterior, Sébastien Ogier venceu mais dois troços, incluindo a Power Stage, venceu pela segunda vez consecutiva o Rally do México e a segunda vitória da temporada que lhe permitiu subir de novo à primeira posição do campeonato.

Jari-Matti Latvala também obteve um excelente resultado para o campeonato com a segunda posição alcançada. O finlandês obteve dois pontos extra na Power Stage mas, desceu para segundo no campeonato, a três pontos de Ogier, estando os dois pilotos da Volkswagen isolados na frente.

Thierry Neuville obteve os primeiros pontos da temporada e conseguiu levar o Hyundai até ao final, obtendo o primeiro pódio para o i20 WRC. No entanto, a dupla belga ainda apanhou um grande susto na derradeira ligação, com uma fuga de água que foi resolvida... com cerveja local!

Tal como em Monte Carlo, o jovem britânico da M-Sport voltou a ter o melhor carro colocado da equipa no final do rally. Elfyn Evans continua na sua fase de aprendizagem e com este resultado, conseguiu subir à quinta posição do campeonato.
Após os dois primeiros rallies sem marcar pontos, Martin Prokop conseguiu manter a quinta posição obtida ontem e obteve os primeiros pontos da temporada, para si e para a sua equipa Jipocar.

Benito Guerra estava radiante no final com a sexta posição obtida no seu rally - o seu melhor resultado num evento do WRC. O piloto mexicano disse que está a trabalhar para regressar com a mesma viatura ao Rally da Argentina mas, ainda não tem nada garantido.

Chris Atkinson também conseguiu levar o Hyundai até ao final mas, foi muito lento no derradeiro dia pois, foi apenas o décimo primeiro piloto na classificação de hoje, com mais de 1 minuto de atraso para Tänak, num Fiesta R5.

Pela segunda vez esta temporada, Mikko Hirvonen viu o Ford ficar parado com problemas de alternador. O finlandês conseguiu regressar no derradeiro dia e obter ainda mais um ponto extra na Power Stage, sendo agora o sexto classificado no campeonato.

Quando disse que não podia cometer mais erros, Kris Meeke voltou a bater em plena Power Stage e ficou impedido de chegar ao fim. Com este resultado negativo, o britânico desceu da sexta para a oitava posição no campeonato.
Por outro lado, Mads Østberg regressou no último dia, venceu dois troços e estava a ser o piloto mais rápido do dia, até Ogier vencer a Power Stage. O norueguês ainda passou à frente de Protasov e com o erro de Meeke, obteve dois pontos inesperados.

Yuriy Protasov limitou-se a levar o Fiesta R5 até ao final e terminou nos pontos pela segunda vez este ano. Mas mais importante, foi a vitória no WRC-2 e manteve a liderança no campeonato, com mais 16 pontos do que Lorenzo Bertelli.


VENCEDORES DE TROÇOS:
Sébastien Ogier (14); Mads Østberg (5); Jari-Matti Latvala (2); Kris Meeke (1)
LÍDERES DO RALLY:
Sébastien Ogier (SS1 a 2); Mads Østberg (SS3 a 6); Sébastien Ogier (SS7 a 22)



PONTUAÇÃO PILOTOS:
1. Sébastien Ogier - 63; 2. Jari-Matti Latvala - 60; 3. Mads Østberg - 32; 4. Andreas Mikkelsen - 24; 5. Elfyn Evans - 20; 6. Mikko Hirvonen e Bryan Bouffier - 18; 8. Kris Meeke - 17; 9. Thierry Neuville - 15; 10º Ott Tänak e Martin Prokop - 10

PONTUAÇÃO WRC-2:
1. Yuriy Protasov - 50; 2. Lorenzo Bertelli - 44; 3. Karl Kruuda e Maximiliano Rendina - 25; 5. Jari Ketomaa - 18; 6. Robert Barrable e Frederik Ahlin - 15; 8. Gianluca Linari - 14; 9. Armin Kremer, Yazeed Al-Rajhi e Ott Tänak - 12

PONTUAÇÃO EQUIPAS
Volkswagen Motorsport - 115
Citroen Total Abu Dhabi World Rally Team - 60
M-Sport World Rally Team - 40
Hyundai Shell World Rally Team - 32
Volkswagen Motorsport II - 28
Jipocar Czech National Team - 10
RK M-Sport World Rally Team - 4

Sem comentários:

Enviar um comentário