18 janeiro 2014

WRC - DIA 3 RALLYE MONTE CARLO 2013

Com apenas quatro troços, o derradeiro dia do Rallye Monte Carlo foi novamente dominado pela chuva, muita água no asfalto e até nevoeiro no inicio da Power Stage mas, a neve esteve presente no Turini, o que deixou os espetadores radiantes na primeira passagem pois, a segunda acabaria por ser cancelada. Quanto a termos desportivos, pouco ou nada mudou entre os pilotos da frente.

Sébastien Ogier venceu os dois primeiros troços e foi segundo na Power Stage mas, o mais importante foi a primeira vitória no Rallye Monte Carlo no WRC pois, o francês já tinha vencido o rally em 2009 quando contava para o IRC.

Bryan Bouffier fez um rally fantástico a todos os níveis, sendo mesmo piloto que ainda deu alguma luta a Ogier, durante o dia de ontem, provando mais uma vez que faz falta no WRC. Bouffier não tem planos para regressar a um evento do WRC mas, deverá estar à partida do Rally Liepaja na Letónia, com um Citroën DS3 RRC.

Kris Meeke e Mads Ostberg acabaram por obter dois excelentes resultados para a Citroën, com a terceira e quarta posição respetivamente. O britânico também conseguiu obter 1 ponto na Power Stage e o norueguês disse que a quarta posição obtida em Monte Carlo, tinha quase sabor a vitória.

Jari-Matti Latvala esteve rápido no último dia mas, era impossível alcançar Ostberg. O finlandês venceu a Power Stage por 0,2s em péssimas condições atmosféricas, estando ansioso pelo rally da Suécia. 
Mikko Hirvonen ultrapassou Elfyn Evans na classificação mas, o finlandês entrou para o último troço com problemas no alternador e já não passou do primeiro parcial, abandonando com a meta à vista.

Elfyn Evans igualou o seu melhor resultado de sempre num evento do WRC, demonstrando grande maturidade num rally muito difícil e que era muito fácil cometer erros.
Andreas Mikkelsen limitou-se a levar o Volkswagen ao final, para terminar o Rallye Monte Carlo pela primeira vez, na frente de Jaroslav Melicharek que se estreia no WRC e conseguiu pontuar neste difícil evento. 
Matteo Gamba superiorizou-se sempre aos homens do WRC-2, terminando mesmo na nona posição da geral, na frente de Yurii Protasov que venceu o WRC-2 e de um super Sébastien Chardonet com um carro de duas rodas motrizes.

VENCEDORES DE TROÇOS:
Robert Kubica (2); Bryan Bouffier (2); Jari-Matti Latvala (3); Sébastien Ogier (7)
LÍDERES DO RALLY:
Robert Kubica (SS1 a 2); Bryan Bouffier (SS3 a 8); Sébastien Ogier (SS9 a 15)


PRINCIPAIS ABANDONOS:
6 Mikko Hirvonen - Ford Fiesta RS WRC (alternador SS15)
10 Robert Kubica - Ford Fiesta RS WRC (acidente SS9)
45 Matthieu Margaillan - Skoda Fabia S2000 (acidente SS8)
38 Olivier Burri - Ford Fiesta S2000 (acidente SS7)
8 Dani Sordo - Hyundai i20 WRC (alternador/ bateria SS5)
21 Martin Prokop - Ford Fiesta RS WRC (avaria SS2)
7 Thierry Neuville - Hyundai i20 WRC (acidente SS1)
12 François Delecour - Ford Fiesta RS WRC (acelerador SS1)
35 Julien Maurin - Ford Fiesta RRC (avaria SS1)

PONTUAÇÃO WRC APÓS RALLYE MONTE CARLO:
1. Sébastien Ogier - 27; 2. Bryan Bouffier - 18; 3. Kris Meeke - 16; 4. Jari-Matti Latvala - 13; 5. Mads Ostberg - 12; 6. Elfyn Evans - 8; 7. Andreas Mikkelsen - 6; 8. Jaroslav Melicharek - 4; 9. Matteo Gamba - 2; 10. Yurii Protasov - 1

PONTUAÇÃO WRC-2 APÓS RALLYE MONTE CARLO
1. Yurii Protasov - 25; 2. Lorenzo Bertelli - 18; 3. Robert Barrable - 15; 4. Armin Kremer - 12; 5. Massimiliano Rendina - 10; 6. Jourdan Serderidis - 8


Sem comentários:

Enviar um comentário