A temporada 2014 do World Rally Championship, teve hoje o seu inicio com o primeiro dia competitivo do mítico Rallye Monte Carlo. Há poucos dias atrás, esperava-se não ter neve nos troços mas, as condições acabaram por ficar bem complicadas para as escolhas de pneus e propicio a cometer erros, ou seja, o Monte Carlo no seu melhor.
A disputar este rally pela primeira vez, Robert Kubica está a impressionar pela positiva pois, o polaco venceu os dois primeiros troços e liderou o rally nessas mesmas especiais mas, acabaria por perder mais de 1m20 no terceiro troço, por ter usado pneus slick. De qualquer forma, Kubica terminou o primeiro dia na terceira posição a 39,5s do líder.
Apesar de um toque na primeira curva do rally, Bryan Bouffier venceu o terceiro troço e passou para a liderança do evento, posição essa que manteve até ao final do dia, com uma vantagem de 38,8s num carro privado.
Sem ser dos mais rápidos nos troços, Kris Meeke está a fazer um rally muito regular e sem cometer erros, o que lhe permitiu subir à segunda posição no derradeiro troço do dia, por troca com Robert Kubica, estando a diferença entre os dois de apenas 0,7s.
Sébastien Ogier começou o rally nos lugares cimeiros mas, para além de escolhas erradas de pneus, acabaria por dar um toque numa parede rochosa durante a terceira especial, que o fez cair para a nona posição. Na parte da tarde, o campeão do mundo venceu os dois últimos troços do dia e subiu para a quarta posição a 7,8s de Kubica e a 8,5s de Meeke.
Apesar de uma ligeira saída de estrada e de alguns peões, Mads Ostberg também foi algo regular, tal como o seu companheiro de equipa, estando a ocupar a quinta posição na estreia com o Citroën.
Em fase de aprendizagem, o jovem Elfyn Evans foi muito cauteloso ao longo do dia mas, até conseguiu fazer o segundo melhor tempo na terceira especial e subir algumas posições, estando em sexto a 17,9s de Ostberg.
A manhã para Jari-Matti Latvala foi desastrosa na escolha de pneus mas, tal como Ogier, tudo correu bem na parte da tarde, vencendo um troço e terminando outros dois na segunda posição atrás de Ogier. O finlandês conseguiu recuperar até à sétima posição mas, já se encontra a mais de 2 minutos de Bouffier.
No seu regresso à Ford, Mikko Hirvonen também teve uma manhã para esquecer na escolha de pneus e ainda teve uma ligeira saída de estrada. O finlandês também recuperou algum terreno esta tarde mas, perdeu quase 3 minutos para Bouffier.
Andreas Mikkelsen e o experiente no Monte Carlo, Oliveir Burri, fecharam o top 10 do primeiro dia com o suiço a superiorizar-se bastante aos concorrentes do WRC-2.
Destaque para o novo piloto de testes da Citroën que também se chama Sébastien (Chardonet) pois, o jovem francês efetuou por duas vezes o quarto melhor tempo à geral, com um DS3 R3T, estando na décima quarta posição na frente de Protasov e de Kremer.
O dia ficou marcado pela negativa, no que diz respeito à estreia da Hyundai. Thierry Neuville não passou do primeiro troço, ao bater com alguma violência num poste, onde danificou seriamente a parte posterior do i20 WRC e ficou com o escape completamente dobrado.
Dani Sordo perdeu algum tempo no primeiro troço mas, depois recuperou muito bem, subindo para a terceira posição mas, na ligação para o quinto troço, a bateria deixou de produzir energia e o carro simplesmente parou.
A disputar este rally pela primeira vez, Robert Kubica está a impressionar pela positiva pois, o polaco venceu os dois primeiros troços e liderou o rally nessas mesmas especiais mas, acabaria por perder mais de 1m20 no terceiro troço, por ter usado pneus slick. De qualquer forma, Kubica terminou o primeiro dia na terceira posição a 39,5s do líder.
Apesar de um toque na primeira curva do rally, Bryan Bouffier venceu o terceiro troço e passou para a liderança do evento, posição essa que manteve até ao final do dia, com uma vantagem de 38,8s num carro privado.
Sem ser dos mais rápidos nos troços, Kris Meeke está a fazer um rally muito regular e sem cometer erros, o que lhe permitiu subir à segunda posição no derradeiro troço do dia, por troca com Robert Kubica, estando a diferença entre os dois de apenas 0,7s.
Sébastien Ogier começou o rally nos lugares cimeiros mas, para além de escolhas erradas de pneus, acabaria por dar um toque numa parede rochosa durante a terceira especial, que o fez cair para a nona posição. Na parte da tarde, o campeão do mundo venceu os dois últimos troços do dia e subiu para a quarta posição a 7,8s de Kubica e a 8,5s de Meeke.
Apesar de uma ligeira saída de estrada e de alguns peões, Mads Ostberg também foi algo regular, tal como o seu companheiro de equipa, estando a ocupar a quinta posição na estreia com o Citroën.
Em fase de aprendizagem, o jovem Elfyn Evans foi muito cauteloso ao longo do dia mas, até conseguiu fazer o segundo melhor tempo na terceira especial e subir algumas posições, estando em sexto a 17,9s de Ostberg.
A manhã para Jari-Matti Latvala foi desastrosa na escolha de pneus mas, tal como Ogier, tudo correu bem na parte da tarde, vencendo um troço e terminando outros dois na segunda posição atrás de Ogier. O finlandês conseguiu recuperar até à sétima posição mas, já se encontra a mais de 2 minutos de Bouffier.
No seu regresso à Ford, Mikko Hirvonen também teve uma manhã para esquecer na escolha de pneus e ainda teve uma ligeira saída de estrada. O finlandês também recuperou algum terreno esta tarde mas, perdeu quase 3 minutos para Bouffier.
Andreas Mikkelsen e o experiente no Monte Carlo, Oliveir Burri, fecharam o top 10 do primeiro dia com o suiço a superiorizar-se bastante aos concorrentes do WRC-2.
Destaque para o novo piloto de testes da Citroën que também se chama Sébastien (Chardonet) pois, o jovem francês efetuou por duas vezes o quarto melhor tempo à geral, com um DS3 R3T, estando na décima quarta posição na frente de Protasov e de Kremer.
O dia ficou marcado pela negativa, no que diz respeito à estreia da Hyundai. Thierry Neuville não passou do primeiro troço, ao bater com alguma violência num poste, onde danificou seriamente a parte posterior do i20 WRC e ficou com o escape completamente dobrado.
Dani Sordo perdeu algum tempo no primeiro troço mas, depois recuperou muito bem, subindo para a terceira posição mas, na ligação para o quinto troço, a bateria deixou de produzir energia e o carro simplesmente parou.
VENCEDORES DE TROÇOS:
Robert Kubica (2); Bryan Bouffier (1); Jari-Matti Latvala (1); Sébastien Ogier (2)
LÍDERES DO RALLY:
Robert Kubica (SS1 a 2); Bryan Bouffier (SS3 a 6)
PRINCIPAIS ABANDONOS:
7 Thierry Neuville - Hyundai i20 WRC (acidente SS1)
12 François Delecour - Ford Fiesta RS WRC (acelerador SS1)
35 Julien Maurin - Ford Fiesta RRC (avaria SS1)
21 Martin Prokop - Ford Fiesta RS WRC (avaria SS2)
8 Dani Sordo - Hyundai i20 WRC (alternador/ bateria SS5)
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