fonte: ralis.online.pt
O concessionário Peugeot Gamobar Porto foi o local escolhido por Renato Pita, para a apresentação oficial do seu programa desportivo para esta temporada, tendo sido divulgada a presença do português em seis provas do Europeu de Ralis.
Depois do ano de estreia, Renato Pita, que conduz um Peugeot 208 R2, sonha alto com a sua segunda participação no ERC. "O ano passado foi muito importante para mim. Aproveitei a minha estreia nesta competição para aprender ao máximo. Agora, quero utilizar os conhecimentos que adquiri para rodar a um nível elevado e manter‐me nos lugares de topo", refere o piloto oriundo de Viana do Castelo.
Neste novo ano desportivo, Renato Pita vai contar com a companhia de Hugo Magalhães, o navegador que estará a seu lado ao longo da época. A sua própria equipa de assistência também é nova. "O ERC é muito exigente. Se queremos ser os melhores, temos de ter a certeza de que tudo o que nos rodeia permite o sucesso que tanto desejamos. Por isso é que neste ano fiz um investimento ainda maior na equipa de assistência", explica Renato Pita.
O projecto desportivo de Renato Pita começa já no dia 31 de janeiro, no Rally Liepaja, na Letónia, que se prolonga até 2 de fevereiro. De 27 fevereiro a 1 de março é a vez do Sibiu Rally Romania, na Roménia. Segue‐se, de 19 a 21 de junho, o Geko Ypres Rally, na Bélgica. Em julho, de 17 a 19, é a vez do Auto24 Rally Estonia, na Estónia. Em Agosto, de 28 a 31, terá lugar o Barum Czech Rally Zlin, na Republica Checa e por fim, em Outubro, de 23 a 25, o Rallye International du Valais, na Suíça.
Apresentação da equipa
Como é seu apanágio, Renato Pita fez questão de contar com a presença dos representantes dos seus principais parceiros no dia em que apresentou o plano desportivo à Comunicação Social. O seu principal patrocinador, a BP Portugal, fez‐se representar pela Drª Ana Ferreira. O Engº Paulo Cunha, da Gamobar Porto, representou a Peugeot Portugal. O Dr. Hernâni Ribeiro, Vereador do Desporto, foi o rosto do Município da Maia.
Renato Pita tem ainda como parceiros a Niepoort, Kartodromo de Viana, öppem comunicação & imagem, Pitametal, Q&F e a Associação Nacional de Prevenção Rodoviária. Esteve também presente o Dr. Manuel Barros, em representação do Instituto Português do Desporto e Juventude.
"É muito complicado estruturar um projecto sólido para participar numa competição desta magnitude. Estou ciente de que o país atravessa uma grave crise financeira à qual ninguém escapa. Por isso, é com muito orgulho que conto com o apoio de marcas tão prestigiantes que fazem questão de estar a meu lado. Este apoio e voto de confiança transforma‐se em força em cada curva e em cada recta quando o acelerador está no fundo. O meu obrigado a todos", refere Renato Pita.
O agradecimento de Renato Pita é reconhecido pelos seus principais patrocinadores. "É sempre com entusiasmo que nos associamos ao Renato. É uma pessoa fantástica com muito empenho e que apresenta resultados. Traduz na perfeição a orientação da BP. Não podíamos ter melhor embaixador", refere a Drª Ana Ferreira, que representou o principal patrocinador do piloto. "É um projeto diferente. Quem patrocina não pretende encontrar desorganização nem falta de empenho e o Renato é uma pessoa muito empenhada e organizada. Realço estas qualidades que ajudam a que seja um projeto fantástico", acrescenta o Engº Paulo Cunha, da Peugeot Gamobar Porto.
"A Etapa Segura captou a nossa atenção. O Renato tem muito cuidado com tudo. É garantia de um retorno positivo. A Maia vai ser a cidade europeia do desporto, em 2014, e o Renato vai levar longe o nome do município", evidencia o Dr. Hernâni Ribeiro, Vereador do Desporto do Município da Maia. "O Renato é um grande piloto mas acima dessas qualidades destaca‐se a sua dimensão social", conclui o Dr. Manuel Barros, do Instituto Português do Desporto e Juventude.
O piloto elogia ainda o Peugeot 208 R2, que o irá guiar ao sucesso. "No ano passado iniciou‐se a nossa relação, que se baseou num conhecimento. Agora, posso dizer que está mesmo como queria. Volto a dizer que é o melhor carro que conduzi", conclui Renato Pita.
A presença de Sónia Araújo foi um dos destaques do final de tarde. A apresentadora da RTP explica o que a levou a estar presente. "O esforço e determinação do Renato são contagiantes. Assim que tomei conhecimento do projeto quis estar presente para o apoiar. Aquilo que mais destaco é o lado humano do Renato. O trabalho dele junto das escolas é um exemplo. São coisas destas que fazem dele um desportista diferente", diz.
Além da participação no ERC, Renato Pita irá reforçar a aposta no projecto Etapa Segura, através do qual leva a prevenção rodoviária às escolas do 1º Ciclo. "Trata‐se de um projecto muito importante para mim. Considero importante ensinar aos mais novos qual o comportamento a adoptar quando se conduz. É reconfortante para mim quando sou abordado por pais que me dizem ter sido alertados pelas mensagens que transmiti aos seus filhos. Por isso aposto muito neste projecto e posso dizer que estão previstas parcerias com novos municípios", diz. Enquanto Embaixador da Ética Desportiva, uma nomeação atribuída pelo Plano Nacional de Ética no Desporto, Renato Pita irá ainda colaborar em diversas iniciativas.
Sem comentários:
Enviar um comentário