A Peugeot Rally Academy que foi criada em 2013, com um programa focalizado no FIA European Rally Championship, está ansiosa pela segunda temporada competitiva em 2014.
Projetado para fornecer a base de uma promoção para pilotos talentosos e modelos como o 208 T16 e o 208 R2, este ano, a linha de pilotos da Peugeot Rally Academy, vai novamente contar com três jovens de diferentes nacionalidades: o irlandês Craig Breen, o holandês Kevin Abbring e o francês Stéphane Lefebvre.
Os novos Peugeot 208 T16 estão nos últimos preparativos e afinações, tendo em vista a homologação a 1 de março do carro francês. Outros carros também estão a ser construídos, para serem entregues aos seus clientes que já efetuaram as encomendas de alguns 208 T16 que serão entregues no mês de março.
Craig Breen e Kevin Abbring vão ambos competir com o novo 208 T16 este ano no FIA ERC, com a missão de vencer eventos e continuarem a demonstrar as suas respetivas competências.
Tal como em 2013, Craig Breen (faz 24 anos em fevereiro) vai disputar 8 rallies do FIA ERC, começando a sua temporada no Rally Liepaja (Letónia) num Peugeot 207 S2000, antes da estreia do 208 T16 no Acropolis Rally. O seu novo co-piloto para a temporada vai ser Scott Martin.
Enquanto isso, Kevin Abbring vai substituir o francês Jérémi Ancian na Peugeot Rally Academy, graças à sua vitória na 208 Rally Cup no ano passado. Apesar de só ter 25 anos (no próximo dia 20 de janeiro), o holandês já tem uma grande reputação internacional e foi um dos pilotos que disputou o lugar na Volkswagen contra Andreas Mikkelsen em 2012. A sua primeira ronda na Peugeot Rally Academy será na Grécia e todos os seus 6 rallies serão ao volante do 208 T16.
O membro mais novo da equipa é Stéphane Lefebvre que vai completar 22 anos em março. Foi integrado na equipa em 2013, graças ao seu sucesso no Volant 207 Junior em 2012 demonstrando uma grande adaptação e rapidez nos quatro eventos em que participou com a Peugeot Rally Academy. Juntamente com o navegador Thomas Dubois, o jovem francês demonstrou que está apto em todos os tipos de piso, quer seja neve, gravilha ou asfalto. Ao mesmo tempo, Lefebvre participou no 208 Rally Cup France e apesar de ter sido derrotado por Kevin Abbring, mesmo assim venceu o prémio Júnior, renovando assim um lugar similar ao de 2013 mas, desta vez, também vai lutar pelo Júnior ERC, assistido pela Saintéloc Racing.
1 e 2 de fevereiro: Letónia, C. Breen (207 S2000) e S. Lefebvre (208 R2)
29 e 30 de março: Acropolis (Grecia): C. Breen (208 T16) e K. Abbring (208 T16)
18 e 19 de abril: Irlanda, C. Breen (208 T16) e K. Abbring (208 T16)
15 a 17 de maio: Açores (Portugal), C. Breen (208 T16), K. Abbring (208 T16) e S. Lefebvre (208 R2)
18 e 21 de junho: Ypres (Bélgica), C. Breen (208 T16), K. Abbring (208 T16) e S. Lefebvre (208 R2)
28 e 31 de agosto: Barum (República Checa), C. Breen (208 T16) e K. Abbring (208 T16)
24 e 25 de outubro: Valais (Suiça), C. Breen (208 T16)
5 e 8 de novembro: Córsega (França), C. Breen (208 T16), K. Abbring (208 T16) e S. Lefebvre (208 R2)
Para além de Lefebvre, outros projetos privados já foram confirmados para Júnior ERC, como é o caso do piloto checo Jan Černý.
Natural de Pribram e com apenas 23 anos, Černý participou com alguma regularidade no ERC e já obteve dois títulos de campeão no FIA ERC 2WD em 2010 e 2012. Não vai ser fácil renovar o título em 2014 mas, o jovem checo vai dar o seu melhor e começa a sua temporada no Rally Liepaja.
O piloto corso de 24 anos, Jean-Matthieu Leandri, conseguiu reunir o budget necessário para disputar o recém criado Júnior ERC, também ele e novamente pelo segundo ano consecutivo, ao volante de um Peugeot 208 R2 assistido pela Saintéloc Racing.
Jean-Matthieu Leandri: "Esta temporada vamos estar presentes em todos os 7 eventos do Júnior ERC. Vamos participar com o Peugeot 208 R2 da Saintéloc Racing. O novo desafio para nós vai ser no final de janeiro no Rally Liepaja. Mal posso esperar."
O italiano Andrea Crugnola foi outro piloto a confirmar a sua participação no Júnior ERC, também ele ao volante de um Peugeot 208 R2.
Aos 24 anos de idade, Crugnola já tem alguma experiência internacional pois, já disputou o WRC Academy com um dos Ford Fiesta R2 da Pirelli Star Driver em 2011, e outros rallies com alguma regularidade em França, sempre ao volante de viaturas de duas rodas motrizes.
Em 2012, venceu o campeonato júnior italiano, com um Renault Twingo R2 e com o prémio obtido, conseguiu para já, parte do budget para a temporada 2014 no Júnior ERC com a equipa romena Napoca Rally Team.
Andrea Crugnola: "Estou contente por ter atingido o meu objetivo e vou poder participar no campeonato júnior. Acredito que isto vai ser o melhor na minha carreira. Também gostaria de agradecer ao Marco Tempestini que me deu esta chance de poder competir com o Peugeot e acredito que não vou falhar."
Fora do campeonato júnior, o português Renato Pita vai disputar algumas rondas do ERC, também ele ao volante de um Peugeot 208 R2, estando já inscrito no Rally Liepaja que se disputa dentro de algumas semanas.
Segundo o ralis.online.pt, Renato Pita começou a testar no final de novembro em pisos de asfalto mas, o trabalho de preparação para o ERC 2014 vai prosseguir a bom ritmo, com a realização de mais testes em pisos diferentes e sob outras condições meteorológicas. Estão igualmente previstos testes em terra, dado que há a possibilidade de Renato Pita disputar provas neste tipo de piso na campanha do Europeu.
Renato Pita: "Chegámos a importantes conclusões com esta primeira sessão de trabalho e o Peugeot 208 R2 está finalmente como eu sempre pensei que deveria estar. Foram testados alinhamentos e diferentes afinações de suspensões, e houve uma grande evolução"
Renato Pita aproveitou para testar igualmente os pneus Pirelli que vai utilizar no ERC 2014, deixando uma palavra de agradecimento "ao Mário Quintaneiro e à QF pelo apoio prestado" e referindo também ter ficado "muito satisfeito com o desempenho" das borrachas italianas.
Com Hugo Magalhães a seu lado, "cujo profissionalismo, aliado à experiência adquirida nos projectos que tem abraçado nacional e internacionalmente, trouxe um contributo muito importante", como vinca Renato Pita, tudo correu, literalmente, sobre rodas no interior do carro. E o bom trabalho no terreno da nova equipa foi igualmente motivo de grande satisfação para o piloto.
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