16 novembro 2013

WRC - DIA 2 WALES RALLY GB 2013

Composto por seis troços – com uma dupla passagem pelas bem conhecidas especiais de Hafren, Sweet Lamb e Myherin, o segundo dia do Wales Rally GB voltou a ter Sébastien Ogier como o grande dominador da prova.


Tal como o piloto francês fez questão de referir, ao ser o segundo piloto a passar na estrada, tirou bem partido das "marcas" de trajetória deixadas pelo carro de Jari-Matti Latvala, fazendo-o ter uma superior tração nos enlameados troços britânicos comparativamente à restante concorrência, sendo o mais rápido em 4 dos troços de hoje.

Com ambos os VW Polo R WRC a ocuparem as duas primeiras posições separados por pouco mais de 20 segundos, cedo notou-se que Thierry Neuville muito dificilmente conseguiria manter o ritmo dos dois homens da frente.

Com o estado do piso cada vez mais escorregadio, o piloto belga cederia a segunda posição para o piloto finlandês, chegando a perder 23 seg. num só troço, sendo agora 42.5 seg. a diferença entre ambos.

Depois de uma secção matinal muito complicada para a Citroën que viu quer Mikko Hirvonen quer Robert Kubica desistirem por despiste, a luta pelo melhor dos "outros" foi "vivida" a três. O polaco continua em super-rally mas, o acidente do Hirvonen foi mais forte, terminando mais chedo a temporada.

Ambos os Ford Fiesta WRC oficiais da Qatar M-Sport World Rally de Mads Ostberg e Evgeny Novikov e o VW Polo R WRC de Andreas Mikkelsen, lutaram grande parte do dia pela quarta posição da geral, sendo apenas 4,8 seg. que os separam na geral. Exceptuando a questão do "título" de vice-campeão" de pilotos ainda em aberto, em termos de Campeonato pouco mais há a decidir pelo que Malcom Wilson deverá querer certamente acabar a temporada com todos os carros da sua equipa "intactos". Ordens de equipa?

Martin Prokop encontra-se tranquilamente da 7.ª posição diante do melhor da WRC-2, Elfyn Evans. O jovem brtitânico tirou partido da penalização de 4m20 seg. imposta a Tom Cave por atraso logo na primeira especial da manhã, para consolidar a sua liderança na "Classe".

Cave apesar de ter sido por quatro vezes o mais rápido desceu assim para a 7ª posição nesta contenda, onde Mark Higgins é o segundo e Jari Ketomaa terceiro, num pódio provisoriamente ocupado apenas por Ford Fiesta R5.

Como se esperava Daniel Sordo tem vindo a recuperar posições sendo já o 9.º da geral tendo inclusivamente feito o melhor registo na primeira passagem de Sweet Lamb.


fonte: ralis.online.pt (Carlos Silva)

VENCEDORES DE TROÇOS:
Sébastien Ogier (6); Thierry Neuville (1); Dani Sordo (1); Jari-Matti Latvala (1)
LÍDERES DO RALLY:
Sébastien Ogier (SS1 a 9)
SUPER RALLY:
Robert Kubica (POL) Citroën DS3 WRC (capotou SS4)
PRINCIPAIS ABANDONOS:
Mikko Hirvonen (FIN) Citroën DS3 WRC (capotou SS6)

















Sem comentários:

Enviar um comentário