Os responsáveis do Sports Madeira, entidade organizadora do Rali Vinho da Madeira, pretendem colocar a prova madeirense no calendário do Campeonato da Europa de Ralis 2014 (ERC na sigla inglesa) em substituição do SATA Rallye Açores.
O processo negocial para a elaboração do calendário do próximo ano já foi aberto pela Federação Internacional do Automóvel (FIA) e a direção do Grupo Desportivo Comercial já apresentou a candidatura do maior evento desportivo e promocional da Região à Comissão de Avaliação das candidaturas que, adiantou uma fonte ligada ao processo, representam um total de 18 países.
A FIA, para 2014, pretende cristalizar o modelo um rali por país e por o SATA Rallye Açores ser, atualmente, o representante português no FIA ERC, a Madeira tem vindo a desenvolver uma série de contactos (ainda recentemente um extensa comitiva esteve presente no Rali da Roménia em intensas conversações com os organizadores do campeonato) no sentido de poder regressar ao calendário europeu que deverá ser composto por 10 provas, embora possa vir a contar com 12. Contudo, a baliza da dezena de provas é o modelo que mais agrada aos responsáveis da modalidade e, principalmente, às equipas.
O Rali da Croácia e o Rali San Remo (Itália) podem estar de saída do FIA ERC 2014, havendo grandes movimentações para a entrada da Estónia que conta com um aliado de peso a apoiar a sua candidatura: a Finlândia.
O interesse pelo FIA ERC aumentou exponencialmente com o estabelecimento da parceria com a Eurosport que possibilitou a cobertura televisiva de todo o campeonato, para além das várias emissões live que foram realizadas ao longo do ano.
Por exemplo, o SATA Rallye Açores foi o primeiro rali de 2013 que mereceu uma intensa cobertura televisiva por parte do Eurosport e e de acordo com os dados recolhidos pelo Açoriano Oriental, a prova açoriana ocupou sete horas de emissão na grelha daquele canal desportivo, atingindo cerca de 300 milhões de lares em todo o mundo.
O último live realizado da prova, a derradeira classificativa do SATA Rallye Açores (no dia 27 de abril) a que consagrou como vencedor Jan Kopecký, em Skoda Fabia S2000, teve uma audiência de cerca de 100 milhões.
Nas próximas semanas a direção do GDC volta a reunir com a FIA e a Eurosport Events, altura em que se ficará a saber se em 2014 SATA Rallye Açores continuará, ou não, no FIA ERC.
•
por Arthur Melo

Sem comentários:
Enviar um comentário