21 setembro 2013

PORTUGAL - Rali de Mortágua 2013

Fonte e foto: ralis.online.pt

Com muito calor e algum público, o Rali de Mortágua acabou por ser uma prova algo morna desportivamente, mas que deixou em aberto a luta pelo título até à derradeira prova do Campeonato no Algarve.


A primeira grande incidência foi o despiste de Bernardo Sousa logo no segundo troço do rali, que deixou o Peugeot 207 S2000 muito mal tratado (felizmente sem consequências de maior para o piloto e para Hugo Magalhães). Os parciais dessa especial davam já vantagem ao madeirense, mas próximo do final o piloto não evitou um violento despiste.

Para Ricardo Moura, era uma oportunidade de ouro que o piloto açoriano aproveitou com grande mestria, conseguindo uma vitória segura (venceu cinco troços seguidos) em que geriu na parte final da prova uma boa vantagem alcançada na primeira fase do rali. Foi a primeira vitória de Moura no CPR em asfalto com o S2000, numa prova talismã deste piloto que nos dois últimos anos obteve os seus dois títulos nacionais em Mortágua.

Adruzilo Lopes fez uma "dobradinha" para a ARC, ao obter um fabuloso segundo lugar da geral, superando Pedro Meireles por 2,8 segundos. Adruzilo volta a intrometer-se na luta pelo pódio numa prova do CPR com um R4, demonstrando a sua imensa mestria.

Surpreendente foi o terceiro lugar de Pedro Meireles. Sem a alegria de início de época, e cometendo alguns pequenos erros, o piloto do Skoda acabou mesmo surpreendido por Adruzilo, mesmo tendo ganho a derradeira especial de classificação que não foi suficiente para subir ao lugar intermédio do pódio. Mesmo Assim, Meireles, Moura e Sousa vão ao Algarve discutir o título no CPR 2013.

João Barros não teve um início de rali muito fácil, sendo mesmo surpreendido nessa fase da prova por um "estonteante" Diogo Gago, piloto que imprimiu um ritmo fortíssimo acabando fora de estrada na 4º especial. Contudo, Barros colocou as coisas no seu lugar e venceu com grande à vontade entre os concorrentes do CPR2.

Cumprindo à risca o plano da equipa Inside Motor, Bruno Magalhães veio a Mortágua buscar um quinto lugar da geral, provando a competitividade do pequeno 208 (que Gago também tinha comprovado).

Magalhães conseguiu superar na classificação Miguel Barbosa no seu Mitsubishi Lancer, numa prova em que o piloto do 4x4 andou mais para o espetáculo do que para a frente, mas mesmo assim suficiente para conquistar o título de Gr.N.

Paulo Neto cumpriu o pódio dos pilotos que disputam o CPR2, numa prova que nem sempre foi fácil para o piloto de Sintra.

LÍDERES DO RALLY:
Bernardo Sousa (SS1); Ricardo Moura (SS2 a 7)
VENCEDORES DE TROÇOS:
Bernardo Sousa (1); Ricardo Moura (5); Pedro Meireles (1)

RALI DE MORTÁGUA
1. Ricardo Moura / António Costa (PRT) Skoda Fabia S2000 52m46,7s
2. Adruzilo Lopes / Vasco Ferreira (PRT) Subaru Impreza STI R4 +25,1s
3. Pedro Meireles / Mário Castro (PRT) Skoda Fabia S2000 +27,9s
4. João Barros / Jorge Henriques (PRT) Renault Clio S1600 +03m07,7s
5. Bruno Magalhães / Nuno Rodrigues da Silva (PRT) Peugeot 208 R2 +04m35,8s
6. Miguel Barbosa / Alberto Silva (PRT) Mitsubishi Lancer Evo IX +04m39,1s
7. Paulo Neto / Paulo Marques (PRT) Citroën DS3 R3T +05m18,0s
8. Sérgio Silva / Fernando Nunes (PRT) Subaru Impreza STI N11 +05m35,2s
9. Armindo Neves / Bernardo Gusmão (PRT) Peugeot 207 R3T +05m52,7s
10. Vitor Calisto / António Cirne (PRT) Citroën Xsara VTS +14m27,8s

PRINCIPAIS ABANDONOS:
2 Bernardo Sousa - Peugeot 207 S2000 (despiste SS2)
9 Joaquim Bernardes - Renault Clio R3 (SS3)
10 Diogo Gago - Peugeot 208 R2 (despiste SS4)

PONTUAÇÃO CAMPEONATO PORTUGUÊS
1. Sousa 83, 2. Moura 66, 3. Lopes 51, 4. Meireles 51, 5. Barbosa 36, 6. Barros 34.


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