Apesar de se disputar em setembro, o Wales Rally GB continua escorregadio como nas outras edições, tornando as condições de prova muito difíceis mas, para a Ford, tudo correu bem no primeiro dia.
Petter Solberg venceu os dois primeiros troços, começando por liderar o rally mas, seria o seu companheiro de equipa, o finlandês Jari-Matti Latvala, a saltar da quarta para a primeira posição na terceira especial e manteve a liderança até ao final do dia.
Sébastien Loeb perseguiu o finlandês durante mais um troço mas, viria perder preciosos segundos no dois últimos da etapa, quando os pisos se tornaram ainda mais escorregadios. O francês acabou o dia a pouco mais de 20s de Latvala mas, também ficou 9s atrás de Solberg.
Mads Ostberg esteve em grande nível na etapa inicial, só não sendo perfeita, por o norueguês ter batido numa pedra durante o terceiro troço e perder alguns segundos, quando abrandou depois de julgar que tinha furado. O piloto privado encontra-se na quarta posição a 11,3s de Loeb.
Esperava-se mais de Mikko Hirvonen nas condições em que se encontravam os pisos. O finlandês perdeu muito tempo em três troços e tal como o seu companheiro de equipa, não venceram qualquer especial, terminando o dia a quase 1 minuto do líder.
Mesmo com alguns problemas de direção assistida no Ford, Ott Tänak esteve muito regular e rápido pois, foi sexto classificado durante todo o dia e não está muito distante de Hirvonen. O jovem estónio foi muito pressionado por Novikov mas, o russo acabaria por perder tempo na última especial com alguns pneus em mau estado.
Ao abrir a estrada, Neuville perdeu muito tempo para os mais rápidos, não indo além da oitava posição e já com quase 2 minutos e meio de atraso para Latvala.
Matthew Wilson regressou após o Rallye Monte Carlo, estando com muita falta de ritmo e falta de confiança nas zonas mais rápidas. O britânico terminou o dia em nono, com quase 20s de vantagem para Prokop que fez a maior parte da etapa sem a sexta velocidade.
Ex-piloto de fábrica, Chris Atkinson deveria estar a impressionar ao ter sido o piloto escolhido para substituir Armindo Araújo. No entanto, o australiano poderá estar a fazer pior figura do que o piloto português pois, a décima primeira posição a mais de 4 minutos do líder, é longe de ser um bom resultado.
Sem surpresa, Sébastien Ogier é o melhor entre os S2000 mas, quem lidera o SWRC, é o jovem irlandês Craig Breen que terminou o dia com mais de 1 minuto de vantagem para Yazeed Al-Rajhi e quase 2m30s para Tom Cave num Proton.
Hayden Paddon e Per-Gunnar Andersson, passaram pela frente da competição mas, o neozelandês ficou parado com problemas elétricos e o sueco ficou sem uma roda.
LÍDERES DO RALLY:
Petter Solberg (SS1 e 2); J. Matti Latvala (SS3 a 6)
VENCEDORES DOS TROÇOS:
Petter Solberg (2); Jari-Matti Latvala (4)
ford forever
ResponderEliminar