O 208 Type R5 fará os seus primeiros rallies na segunda metade de 2013, momento e que estará disponível para comercialização às filiais e a equipas privadas.
Redução de custos
O 208 Type R5 está a ser desenvolvido numa lógica de redução de custos. A sua base deriva dos tradicionais Grupo A, decorrentes de um modelo de produção corrente (pelos menos 25.000 unidades).
Tecnicamente o carro é semelhante a um S2000 (quatro rodas motrizes, caixa de cinco velocidades sequencial e sem diferencial central), dispondo de spoiler traseiro, jantes de 18 polegadas e peso mínimo de 1.200 Kg.
O regulamento R5 impõe limites de custos para alguns componentes e limitações técnicas, por exemplo, em termos do peso, motor e chassis.
O motor será um 1.6 litros turbo, que pode chegar ao 280 cv, sendo uma motorização muito semelhante ao que a Peugeot já utiliza em pista com o modelo RCZ.
A durabilidade varia entre os 3.000 e os 5.000 Kms (em competição) consoante os componentes, devendo este carro ter um custo, limitado pela FIA, de 180.000 Euros (fora impostos).
A partir do meio de 2013, o novo 208 Type R5 poderá ser visto no IRC, Europeu de Ralis e em diversos campeonatos nacionais.
fonte: ralis.online.pt
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