23 outubro 2011

PORTUGAL - RALLY DE MORTÁGUA 2011


Motivado como nunca, Ricardo Moura fez da concentração e rapidez as suas armas para se impor durante todo o primeiro dia do Rali de Mortágua. Como a melhor defesa é o ataque, Moura tem tudo para juntar a vitória ao título.
Vitor Lopes, principal adversário de Moura, esteve também muito bem. Rápido, o piloto do Subaru respondeu sempre e acabou por perder grande parte do seu pequeno atraso na super-especial, mas tudo ficou aberto para o dia seguinte... para já, quanto á vitória.
Pedro Peres furou logo na especial de abertura, perdendo mais de 15 segundos logo no início do rali. Numa prova disputado ao segundo entre os dois primeiros, o melhor que Peres conseguiu foi chegar ao terceiro lugar.
Espectacular no seu andamento, Pedro Meireles foi perdendo gradualmente tempo para os primeiros, embora o piloto esteja cada vez mais competitivo.
Na luta pelo CPR2 foi Ivo Nogueira quem fez as despesas do rali. Comandou sempre nas duas rodas motrizes e foi progressivamente ganhando vantagem quer a João Silva quer a Paulo Antunes, que foi passado a meio do dia pelo piloto madeirense, dando a entender que ninguém vai querer levantar pé.
Destaque para a desistência de Vitor Pascoal, devido ao diferencial do Lancer ter partido e para o despiste aparatoso de Armando Oliveira, mas sem consequências para a equipa.
O segundo dia do Rali de Mortágua teve pouca ou nenhuma história, já que Ricardo Moura abdicou totalmente de lutar pela vitória na prova, pensando exclusivamente no título. O piloto dos Açores fez o que lhe competia e somou um saboroso segundo lugar que lhe permitiu chegar ao seu primeiro título de Campeão de Portugal de Ralis, mantendo nesta competição um cunho insular, depois do título do madeirense Bernardo Sousa em 2010.
Vitor Lopes também fez o que lhe competia. Ganhou o segundo rali da temporada, e primeiro em asfalto no Nacional, mas o segundo lugar de Moura não lhe permite ir ao Algarve ainda a pensar nas contas do título. Mesmo assim, uma excelente prova do piloto do Subaru que deu à ARC mais uma dobradinha.
Com o despiste de Pedro Peres (Mortágua não é um bom rali para o portuense) Pedro Meireles ficou com o terceiro lugar ao seu alcance e teve como prémio vencer ainda uma especial de classificação.
No quatro lugar ficou João Silva, que quase carimbou nesta prova o título no CPR2. Ivo Nogueira poucos quilómetros fez do 6º troço, despistando-se, deixando João Silva descansado na liderança.
Paulo Antunes, com algumas dificuldades no Opel Corsa, que exige demasiado do "físico" ficou logo atrás do madeirense, levando a discussão do título do CPR2 para o Rali do Algarve.
Notas de destaque para o sexto lugar de Paulo Neto, mas a satisfação maior foi que com este resultado o piloto de Sinra venceu no Challenge Citroen, logo numa prova em que evidenciou um ritmo interessante.
Destaques para a saída de estrada de Isabel Ramos, com a dupla feminina a sentir algumas dores (felizmente foi só o susto) depois do embate num muro à saída de um gancho, o que levou o rali a parar por alguns minutos.
Na Taça de Portugal Renato Pita venceu, seguido por Raúl Aguir e Armindo Neves. Júlio Bastos foi 7º classificado e ainda lidera esta competição que se irá decidir no Algarve. Certo é que a Taça de Portugal, no Rali de Mortágua, ainda vai dar muito que falar.
LÍDERES DO RALLY:
Ricardo Moura (1ª à 6ª Pec); Vitor Lopes (7ª à 9ª Pec)
VENDEDORES DE TROÇOS:
Ricardo Moura (3); Vitor Lopes (5); Pedro Meireles (1)
CLASSIFICAÇÃO FINAL
1º Vitor Lopes / Hugo Magalhães – Subaru Impreza WRX 1h02m06,5
2º Ricardo Moura / António Costa – Mitstsubishi Lancer Evo IX a 30,8s
3º Pedro Meireles / Mário Castro – Mitsubishi Lancer Evo X a 1m30,6s
4º João Silva / José Janela – Renault Clio Maxi a 3m18,0s
5º Paulo Antunes / Alberto Oliveira – Opel Corsa S1600 a 3m21,3s
6º Paulo Neto / Daniel Amaral – Citroen DS3 R3 a 6m35,9s
7º Hugo Mesquita / Nuno R. Silva – Renault Clio R3 a 7m55,1s
8º João F. Ramos / Marco Macedo – Mitsubishi Lancer Evo IX a 9m42,9s
fonte: ralis.online.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário