30 setembro 2011

WRC - RALLYE DE FRANCE 2011 DIA 1

Pela segunda vez consecutiva, o Rallye de France foi hoje para a estrada em solo continental, com pisos escorregadios onde provocou dificuldades a alguns pilotos e uma grande desilusão ao público local.



Sébastien Loeb começou o dia a vencer e liderou durante as duas primeiras especiais mas, no troço seguinte, o motor do Citroën começou a perder pressão de óleo e potência, vindo um pouco mais tarde a começar a ter barulhos com pouca saúde, fazendo com que o líder do campeonato fosse obrigado a desistir em "casa".

Quando Ogier ocupava a segunda posição a 0,1s de Loeb, o segundo piloto da Citroën herdou a liderança mas, também ele começou a ouvir algo estranho no motor a partir da quinta especial, acabando por terminar o dia em terceiro mas apenas a 2,8s do novo líder.

Petter Solberg começou o dia na quarta posição, subiu para segundo mais tarde e depois para a liderança mas, no entanto, o norueguês acabou o primeiro dia em segundo atrás do novo líder com apenas 1 segundo de atraso e 1,8s de vantagem para Ogier.

Daniel Sordo está a ser uma surpresa para os céticos que não acreditavam no potencial do novo Mini. Após uma manhã pouco confiante, com algum receio da estrada muito suja, o espanhol rodou a maior parte do dia em terceiro, sempre no encalço de Ogier e de Solberg com o seu carro muito bem afinado, venceu o derradeiro troço e terminou o dia na frente da prova francesa. À chegada do último troço, Sordo estava radiante por estar à frente dos Citroën.


Não tão bem mas, igualmente bem classificado, Kris Meeke apanhou um grande susto após ter efetuado um pião a alta velocidade, onde viria a perder alguns segundos. De qualquer forma, o piloto britânico foi muito regular, terminando o primeiro dia na quarta posição a quase 1 minuto de Sordo.

Jari-Matti Latvala começou bem dia nos lugares do pódio mas, nas terceira especial, o finlandês viu a traseira do Fiesta fugir-lhe e saiu de estrada, perdendo mais de 1m20s para Ogier e uma queda para a nona posição. Latvala recuperou rapidamente para sétimo e viria a terminar a etapa em quinto mas, já algo longe dos homens da frente.


Mikko Hirvonen está um pouco mais atrás do seu companheiro de equipa, com uma prestação algo modesta pois, para além de nunca ter feito melhor do que 4º nos troços, cometeu alguns erros ao ter algumas saídas de estrada sem gravidade.


Também a contribuir para a boa prestação dos Mini, Armindo Araújo esteve sempre entre os 10 primeiros e terminou o dia em sétimo da geral, com quem manteve uma luta interessante com Denis Kuipers e Mads Ostberg que, este último, chegou a ser o melhor piloto da Ford mas, perto do final da etapa, o norueguês foi obrigado a baixar algumas posições devido a um pneu furado, terminando o dia atrás do português. 

Quanto a Bernardo Sousa é o quinto classificado do SWRC, numa competição que é liderada por Ott Tanak, com Brynildsen e Prokop no 2º e 3º lugar respetivamente mas, já com mais de 1m48s da liderança.
LÍDERES DO RALLY:
Sebastien Loeb (SS1 e 2); Sebastien Ogier (SS3 a 6); Petter Solberg (SS7); Daniel Sordo (SS8)
VENDEDORES DE TROÇOS:
Sebastien Loeb (1); Sebastien Ogier (3); Petter Solberg (2); Daniel Sordo (1); Jari Matti Latvala (1)



Sem comentários:

Enviar um comentário