No último fim-de-semana, durante o Rally da Sardenha, foi possível ver pela primeira vez um carro da categoria R4 numa prova do mundial. Se alguém esperava que os novos R4 estivessem ao nível dos S2000, tal não aconteceu pois, as diferenças ficaram acima dos dois segundos por quilómetro.
Pelos vistos, a FIA em vez de facilitar, só complicou, e embora isso não tenha sido devido a qualquer questão técnica, relativamente à ficha de homologação dos novos Mitsubishi Lancer IX e X e Subaru Impreza STI que receberam o distintivo 'R4', mas sim pelo simples facto da FIA ter decidido que os novos carros não podiam ser equipados no Mundial de Rallies, com outros pneus que não de uma das duas marcas que fornecem o W.R.C. - a Michelin e DMack.
Isto significa que a Pirelli, a marca que equipou, por exemplo, o Lancer Evo R4 nas suas várias etapas de desenvolvimento, não pode agora contribuir mais para esse desenvolvimento (ou pelo menos deixa de fazer sentido que o faça) deixando, de resto, alguns projetos em situação complicada, como, por exemplo, o do finlandês Juho Salo que se preparava para estrear o Lancer R4 preparado pela Ralliart Itália no Rally da Sardenha (como prémio da Pirelli por ter ganho o campeonato finlandês de 2010) e que, depois da nova 'recomendação' da FIA, teve que alinhar num Lancer tradicional.
Já a Matti Rantanten, foi permitido alinhar na Sardenha com o Lancer R4, mas equipado com as borrachas Michelin que pela primeira vez, foram aplicados no Lancer R4.
Em termos competitivos, e mesmo descontando estes problemas com os pneus, Matti Rantanen teve grandes dificuldades em andar bem, ficando muito abaixo dos tempos dos S2000. Terminou o rally no início do segundo dia com um enorme buraco no motor. Antes, 'levou' um calendário do vencedor do SWRC, Ott Tanak, e comparando-o mesmo, por exemplo com Bernardo Sousa, o português foi sempre mais rápido.
Jari Ketomaa efectuou o "monday test", o shakedown mas, depois, apenas compareceu na cerimónia de apresentação com o Lancer R4 pois, mesmo algumas horas antes do inicio do rally, surgiram problemas confusos com o contracto do piloto e com a equipa JRM. Ambos tentaram chegar a um acordo mas, tal não veio a acontecer.
Sem comentários:
Enviar um comentário