Sérgio Silva e José Pimentel foram uns justos vencedores na prova que encerrou a temporada automobilística da ilha do Pico em 2010. A dupla improvisada – Pimentel é o habitual navegador de Tiago Mota – não deixou créditos por mãos alheias, e o piloto que fechou o pódio do campeonato açoriano na época de estreia com um 4×4 controlou os acontecimentos, ficando mais à vontade a partir do meio da manhã de sábado.
De facto, e depois de vencer as duas passagens pelas super-especial nas ruas das Lajes – onde o momento de maior tensão foi o despiste do Citroen AX de Tiago Dutra, com o carro a perder uma roda que, num cumulo de infelicidade, atingiu numa perna o piloto Marco Paulo Pinto, que assistia ao rali, causando uma grave luxação… -, Sérgio Silva apenas teve a oposição directa do homem da casa, José Paula, que já com o titulo local no bolso parecia em condições de discutir o triunfo. Na noite de sexta-feira, Paula foi segundo a 2,1 de Silva, com Rui Torres a seguir, mas já a 7,2 e na frente de Paulo Nóbrega. Luta aberta nas duas rodas motrizes, com o “vitaminado” R5 de Luís Medeiros a bater o Peugeot de João Faria e o Saxo ex-Fernando Meneses de Marco Silva. Nota para mais uma emocionante prestação de Ricardo Moura, que passou três vezes no percurso, “celebrando” com grande habilidade os títulos nacional e regional alcançados este ano, numa estratégia continua do Team Além Mar em ter o seu ponta de lança presente nas realizações que apoia.
Na manhã seguinte, e depois de uma noite onde a passagem do rali pela pacata vila baleeira se fixou pela animação da madrugada, Silva arrancou disposto a abrir a diferença, mas José Paula nunca descolou muito, vencendo mesmo o maior troço da secção, mas tendo depois uma ligeira saída, que resultou num furo e na inoperância do macaco do EVO para trocar a roda. O excesso de penalização deixou-o fora de prova, mas Paula ainda cumpriu três “especiais” de tarde, dando espectáculo frente ao seu público. Rui Torres ficava assim como um tranquilo segundo da tabela, num rali onde o desconhecimento do percurso se afigurou como um óbice a elevar o ritmo, enquanto mais atrás Marco Silva ia para o almoço apenas um segundo na frente de João Faria, numa luta que não continuou, pois o 206 RC ficaria sem direcção na terceira passagem por São João, exactamente o troço onde Paula saíra e em que o piso mais se degradou ao longo da jornada.
Nas equipas da frente registavam-se os abandonos de Ruben Rodrigues, então a liderar os 4×2 com o C2 “muleto” ex-Bruno Amaral; de Paulo Costa, com a caixa do Impreza partida; bem como o atraso de Paulo Nóbrega, com o EVO9 a ser novamente vítima do azar, uma condicionante que parece não abandonar o faialense, que ainda assim se manteve pelo pódio. Pelo caminho ficavam também o Golf VR6 de Luís Vieira, o Ibiza de Filipe Costa e o pequeno Micra laranja de Carlos Martins.
Até ao final, Sérgio Silva carimbou uma vitória inédita, pois tratou-se de triunfar na primeira prova federada corrida em terras picoenses, um motivo de orgulho para todos quantos estiveram ligados ao evento (ver caixa), e que certamente o rápido micaelense não deixará também de sentir. Acabou com perto de um minuto de avanço sobre Rui Torres – piloto que, entretanto, embarcou o EVO9 para a Terceira, pois o carro irá correr o Rali Sprint de Natal…-, com Paulo Nóbrega a ser um distante terceiro, ainda assim bem adiante de Marco Silva, o melhor dos tracção simples, que novamente assinou um excelente desempenho, mostrando qualidades em crescendo. Em bom plano estiveram também Marco Soares, quinto na estreia do Saxo fora de São Miguel, e Luís Medeiros, que revelou bom ritmo com o pequeno Renault. Depois deles ficou o “emigrante” Carlos Andrade, que levou o Alfa 4×4 a correr à sua terra natal. Félio Leal, João Ávila, e João Torres fecharam o top-10 de uma tabela final com 13 equipas.
Miguel de Sousa Azevedo
Classificação Final
1º Sérgio Silva / José Pimentel - Subaru Impreza STI N11 33m59,6s
2º Rui Torres / Marco Martins - Mitsubishi Lancer EVO9 34m56,3
3º Paulo Nóbrega / Miguel Ângelo - Mitsubishi Lancer EVO9 36m55,3s
4º Marco Silva / Tânia Silva - Citroen Saxo Cup 37m51,8s
5º Marco Soares / Bruno Tavares - Citroen Saxo Cup 39m12,5s
6º Luís Medeiros / Fábio Medeiros - Renault 5 GTR 39m25,1s
7º Carlos Andrade /Rui Silva - Alfa Romeo 33 40m06,5s
8º Félio Leal / Emanuel Costa - Renault 19 16v 40m26,4s
9º João Ávila / Bruno Soares - Renault Clio Williams 40m35,6s
10º João Torres / Eduardo Andrade - Seat Ibiza GTi 42m59,1s
Sem comentários:
Enviar um comentário