20 junho 2009

YPRES RALLY DIA 1

A primeira etapa da quinta prova do IRC, revelou-se madrasta para alguns dos principais pilotos, no Ypres Rally.

François Duval despistou-se com o Skoda no inicio da primeira especial e Alex Bengué que estreava o Opel Corsa S2000 nas provas do IRC, fez o mesmo um pouco mais à frente.
Nicolas Vouilloz também teve uma saída de frente no primeiro troço, perdendo quase 3 minutos para repor o Peugeot na estrada, estando em 18º da geral depois de ter perdido mais 2 minutos com um furo na quinta especial.
Mas no que diz respeito à liderança da prova, tudo indica que a segunda etapa vai ser tão animada como na primeira.
Kris Meeke foi o primeiro comandante da prova, mas o local Freddy Loix, ultrapassou o piloto britânico na segunda especial, permanecendo na liderança da prova até ao fim da etapa.
Meeke nunca baixou os braços, chegando mesmo a vencer as duas últimas especiais do dia, permitindo-lhe estar em segundo a apenas 4,9s de Loix.
Em terceiro desde a primeira classificativa, Jan Kopecky também está na luta pela vitória, pois encontra-se a 13,3s de Loix e a 8,4s de Meeke, demonstrando mais uma vez, a grande competitividade do Skoda Fabia S2000.
Desde o inicio da prova, Giandomenico Basso e Juho Hanninen, nunca estiveram separados por mais de 5 segundos entre si, estando o italiano da Abarth em quarto e o finlandês da Skoda em quinto a apenas 0,2s de Basso.
Pieter Tsjoen chegou a rodar na quarta posição ao volante de um 207 S2000, estando na sexta posição a 12s de Hanninen.
Bernd Casier que estava em luta directa com Basso e Hanninen, teve um furo e graves problemas de transmissão no Fiat Punto, estando em 17º a quase 6 minutos de Loix.
Na quinta especial, Guy Wilks bateu com a roda dianteira esquerda, danificando muito a suspensão, acabando por desistir no primeiro dia, mas irá estar à partida na segunda etapa.
Patrick Snijers teve muitos problemas no motor do Volkswagen, pois este nunca passava das 6000 rpm, acabando por desistir antes de iniciar o último troço do dia.
Depois de ter sido um dos pilotos a fazer o melhor tempo no shakedown, Thierry Neuville (que foi o piloto escolhido para tripular o carro da BF Goodrich), despistou-se na quinta especial quando já era quarto classificado, impedindo a passagem dos restantes pilotos que vinham atrás de si, resultando na neutralização da prova.
Gerou-se uma enorme confusão com os tempos oficiais após a neutralização, levando várias horas até que a organização atribuisse os tempos correctos aos pilotos que não fizeram a quinta especial.

LIDERES:
Kris Meeke (PEC 1); Freddy Loix (PEC 2 a 6)
VENCEDORES DE TROÇOS:
Kris Meeke (3); Freddy Loix (3)

POS PILOTO CARRO GR. TEMPO/ DIF. DIF. ANT.
8 Freddy LOIX PEUGEOT 207 S2000 N4 1h03m46,4s
6 Kris MEEKE PEUGEOT 207 S2000 N4 a 04,9s
14 Jan KOPECKÝ SKODA FABIA S2000 N4 a 13,3s a 08,4s
3 GiandomenicoBASSO FIAT PUNTO ABARTH S2000 N4 a 56,9s a 43,6s
1 Juho HÄNNINEN SKODA FABIA S2000 N4 a 57,1s a 00,2s
16 Pieter TSJOEN PEUGEOT 207 S2000 N4 a 01m09,2s a 12,1s
5 Jasper VAN DEN HEUVEL MITSUBISHI LANCER EVO 10 N4 a 01m41,0s a 31,8s
22 Gilles SCHAMMEL PEUGEOT 207 S2000 N4 a 02m11,9s a 30,9s
17 Luca BETTI PEUGEOT 207 S2000 N4 a 02m40,6s a 28,7s
10º 15 Corrado FONTANA PEUGEOT 207 S2000 N4 a 02m41,4s a 00,8s
11º 27 Stephane Lhonnay MITSUBISHI LANCER EVO 9 N4 a 03m53,8s a 01m12,4s
12º 19 Franz WITTMANN MITSUBISHI LANCER EVO 9 N4 a 03m57,1s a 03,3s
13º 11 Krum DONCHEV PEUGEOT 207 S2000 N4 a 04m38,5s a 41,4s
14º 4 Michal SOLOWOW PEUGEOT 207 S2000 N4 a 04m55,5s a 17,0s
15º 33 Caren BURTON CITRÖEN C2 R2 MAX A6 a 05m21,3s a 25,8s
16º 34 Xavier BAUGNET CITRÖEN C2 R2 MAX A6 a 05m37,4s a 16,1s
17º 10 Bernd CASIER FIAT PUNTO ABARTH S2000 N4 a 05m57,2s a 19,8s
18º 12 Nicolas VOUILLOZ PEUGEOT 207 S2000 N4 a 06m09,9s a 12,7s
19º 36 Filip PYCK MITSUBISHI LANCER EVO 9 N4 a 06m11,0s a 01,1s
20º 31 Marcel PIEPERS HONDA CIVI R3 TYPE-R A7 a 06m45,8s a 34,8s

Sem comentários:

Enviar um comentário