06 janeiro 2012

WRC - FIA ABRE EXCEPÇÃO À MINI MAS...

A FIA vai permitir que a MINI se registe no WRC 2012 sem cumprir todas as regras previamente estabelecidas, em condições estritas, e só para a época que começa na próxima semana com o Rally Monte Carlo.


Em primeiro lugar a MINI tem de se comprometer a participar em sete provas, cinco na Europa e duas fora. A Citroen e a Ford têm de aprovar o acordo. Em terceiro lugar, o número de dias de testes permitidos ou os 'upgrades' ao MINI John Cooper Works WRC serão proporcionalmente reduzidos ao número de provas acordadas, e por último a FIA não irá aceitar qualquer registo de equipas M2 que pretendam correr com os MINI caso a Prodrive não aceite estas condições. 

Para além disto a utilização de um "joker" (evolução mais significativa) aos MINI JCW WRC depende somente da BMW, o "Construtor" de acordo com os procedimentos da FIA. Se a BMW o irá fazer ou não, só se saberá depois duma reunião da administração da BMW , imediatamente antes do Ral ida Suécia, se saberá. A Prodrive deverá dar uma resposta final nos próximos dias. 

Em resumo, a FIA permite que a regra que obriga uma equipa M1 a participar nas treze provas do WRC com dois carros seja "aligeirada", sujeita o acordo ao sim da Ford e Citroen, reduz os dias de testes e peças novas, através duma regra de "três simples" e obriga a Prodrive a aceitar o acordo sob pena dos pilotos que pretendam correr de MINI no WRC, por exemplo Armindo Araújo, não o poderem fazer com esse carro, pois qualquer equipa M2 só pode correr com um carro que "exista" em M1 (Construtores). Se as regras fossem cumpridas tal e qual foram publicadas, só haveria Citroen DS3 WRC e Ford Fiesta WRC no WRC entre oficiais e não-oficiais.

fonte: autosport.com

Sem comentários:

Enviar um comentário